Manuel Ugarte, médio uruguaio do Paris Saint-Germain, concedeu uma entrevista à ESPN onde recordou a sua experiência no futebol português e revelou uma conversa inspiradora com o compatriota Edinson Cavani.
Durante a entrevista, Ugarte destacou o caráter humilde dos uruguaios e a diferença de viver no seu país natal e na Europa. 'Os uruguaios geralmente são humildes. Somos um país pequeno, com pouca gente, muito tranquilo. Quando vamos para o estrangeiro tudo nos surpreende, porque não estamos habituados a viver no Uruguai como na Europa. Tentamos sempre manter os pés assentes no chão', afirmou o médio.
O jogador também falou sobre a rapidez com que subiu à primeira equipa do Fénix, no Uruguai, aos 15 anos, e a experiência incrível de atuar em Portugal. Ugarte passou pelo Famalicão e pelo Sporting antes de chegar ao Paris Saint-Germain: 'Estava no Uruguai e depois fui para Portugal, onde tudo foi incrível. Vou estar sempre agradecido ao país e à forma como me receberam. E agora cheguei a um clube gigante como o Paris Saint-Germain. A verdade é que me sinto feliz no pouco tempo que cá estou. Estou a viver muitas experiências e a aprender muito'.
Além disso, Ugarte revelou uma conversa que teve com Edinson Cavani na seleção do Uruguai, pouco tempo depois de assinar pelo Paris Saint-Germain. Cavani, que já representou o clube francês com muito sucesso, deu conselhos importantes ao jovem médio: 'Numa digressão falei muito com o Cavani. Falava-me do ambiente, das instalações. Preparou-me para tudo o que depois acabei por viver. O Cavani é amado no Paris Saint-Germain. É uma pessoa humilde. É um jogador que tem de ser copiado em muitas coisas'.
Com apenas alguns meses no Paris Saint-Germain, Manuel Ugarte já está a deixar a sua marca no clube, sendo elogiado pela sua atitude humilde e vontade de aprender. A passagem pelo futebol português certamente contribuiu para o seu desenvolvimento como jogador e para a sua rápida adaptação ao futebol de alto nível.