Com apenas 204 minutos de utilização nesta temporada, divididos por sete jogos e apenas um como titular, a administração do Sporting tem em vista um empréstimo para que o jovem ganhe mais ritmo de jogo. No entanto, a concretização dessa decisão depende da chegada de Koindredi ao clube.
O Chaves, que está interessado em contar com Essugo, também está à espera do desfecho da transferência do médio francês. A equipa leonina pretende emprestar o jogador para que ele possa evoluir, mas isso só irá acontecer após a chegada de Koindredi.
Enquanto isso, o Sporting já assegurou a contratação de Koindredi por um valor na ordem dos €5 milhões. O médio francês deve ficar com uma cláusula de rescisão de €60 milhões. As conversas com o Valência estão avançadas e espera-se que o negócio seja concluído em breve.
A palavra final sobre Essugo ficará a cargo do Estoril, clube que deve receber o jogador por empréstimo. A decisão final dependerá da contratação de Koindredi e do aval do clube que irá receber o jovem médio leonino.