Quase um ano e oito meses depois, o Rio Ave voltou a ganhar fora de portas, frente ao Boavista, no jogo que marcou a estreia de Petit no comando técnico dos vila-condenses. Desde 17 de março de 2023 que o emblema da caravela não conseguia um triunfo longe de Vila do Conde, sendo que o último foi na visita aos Açores, onde bateu o Santa Clara por 2-0. Seguiram-se 26 encontros no campeonato sem ganhar fora, entre 13 empates e 13 derrotas, numa série que incluiu quatro partidas referentes à época 2022/23, 17 relativas a 2023/24 e mais cinco da atual temporada, sempre com Luís Freire como treinador.
Ressalva-se que, dos cinco desaires extramuros nesta edição da competição, quatro foram frente ao Sporting, FC Porto, Benfica e Braga.
Mudança de sistema tático dá frutos
A entrada de Petit no Rio Ave não podia por isso ter corrido melhor, mesmo com muito pouco tempo de trabalho com o novo plantel. Não só por ter matado este borrego de 20 meses sem ganhar fora, como também por conquistar uma vitória que traz tranquilidade antes da paragem para as seleções, período em que o treinador terá mais tempo para começar a moldar a equipa à sua imagem. A esse propósito, saliente-se que Petit apostou numa mudança de sistema tático logo na estreia, abdicando do 3x4x3 que vigorava há cerca de três anos e apostando num 4x3x3 que já deu frutos no Bessa com a conquista de três pontos, num triunfo por 2-0.
Próximo desafio: Taça de Portugal
O próximo compromisso será relativo à Taça de Portugal, a 23 de novembro, no reduto do Alverca, da II Liga.