Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.

O jogo entre o FC Porto e o Nacional, que terminou com a vitória dos dragões por 1-0, ficou marcado por um penálti controverso. Os especialistas de arbitragem do jornal O JOGO analisaram o lance que ditou o resultado final da partida, bem como outros lances da partida.

A análise detalhada dos especialistas revela diferentes perspetivas sobre as decisões do árbitro Luís Godinho, com destaque para o penálti assinalado a favor do FC Porto e um possível penálti não assinalado sobre Samu.

O Penálti a favor do FC Porto

Relativamente ao penálti assinalado a favor do FC Porto, Jorge Coroado considera que foi uma “boa decisão”. Justifica a decisão afirmando que “João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz. Penálti que o árbitro só após visionar o VAR decidiu em conformidade”, escreveu.

José Leirós vai na mesma linha de pensamento, considerando que foi uma “boa decisão”. De acordo com o especialista, “João Aurélio, sem intenção e possibilidade de jogar a bola, atingiu o pé de Borja. Godinho, com ajuda do VAR, corretamente assinalou penálti”.

Fortunato Azevedo também concorda com a decisão, escrevendo que foi uma “boa decisão”. O especialista explica que “João Aurélio atinge com a sola da bota o tornozelo de Borja Sainz, pondo em perigo a sua integridade física. Penálti bem assinalado por intervenção do VAR”.

O Penálti por Assinalar sobre Samu

No entanto, nem todas as decisões da equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho foram consideradas corretas pelos especialistas. Jorge Coroado considera que ficou por marcar penálti sobre Samu, afirmando que “Zé Vítor atropelou Samu, empurrando-o pelas costas e fazendo falta passível de pontapé de penálti, que passou impune, em falta idêntica à cometida sobre Moura aos 33’, que foi sinalizada”.

José Leirós também considera que o lance sobre Samu era passível de penálti, escrevendo que “Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o. Bem na frente de Godinho e de Mora, que ainda alertou o árbitro. Penálti por assinalar”.

Na mesma linha, Fortunato Azevedo considera que foi uma “má decisão” não assinalar penálti sobre o avançado portista, explicando que “Zé Vítor, sem jogar a bola e por trás, com intensidade excessiva, derruba Samu. Falta cometida dentro da área, penálti por assinalar. Faltou a colaboração do VAR”.

Noronha Lopes critica ausência de Rui Costa após empate do Benfica

  1. Noronha Lopes critica a ausência de Rui Costa após o empate.
  2. «Nas últimas quatro semanas, o Benfica perdeu quatro finais e o presidente do Benfica, Rui Costa, desapareceu» - Noronha Lopes
  3. Benfica: Pior arranque de Bruno Lage no que toca a golos.
  4. «Não podemos ter um capitão que dá a cara e um presidente que se esconde» - Noronha Lopes

Carlos Vicens antevê jogo complicado frente ao Gil Vicente

  1. Carlos Vicens: “A equipa preparou-se, trabalhou duro e vamos tentar ganhar”
  2. Ricardo Horta é dúvida e fará um último teste no domingo
  3. Jogo: Sporting de Braga vs Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga
  4. Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto)