O Nacional, 15º classificado no campeonato, recebe este sábado o FC Porto, o atual 2º da Liga NOS, numa partida que separa os dois clubes por nada mais, nada menos, que 27 pontos. Apesar da discrepância pontual, os confrontos entre estas duas equipas sempre foram acesos e repletos de história.
O Nacional procura a primeira vitória sobre o FC Porto desde 2010, numa altura em que os «dragões» somam 40 vitórias em 72 jogos entre as duas equipas, tendo marcado 117 golos. Do lado dos «alvinegros» da Madeira, o último triunfo caseiro sobre o FC Porto data de 2009, numa série negativa que os homens de Luís Freire pretendem finalmente quebrar.
Estatísticas do confronto
Ao longo da história, o FC Porto tem sido claramente superior ao Nacional. Os «azuis e brancos» são a equipa com mais vitórias (40) e golos marcados (117) nos jogos entre estas duas equipas. Além disso, o Nacional nunca conseguiu vencer o FC Porto na Madeira em jogos da I Liga.
«O FC Porto é a equipa que mais vezes venceu o Nacional (40 em 72 jogos)», relembrou fonte próxima dos «alvinegros». Atualmente, o Nacional ocupa o 15º lugar com 17 pontos, enquanto o FC Porto é 2º classificado com 44 pontos, tendo a melhor defesa da Liga com apenas 9 golos sofridos.
Confronto de estilos
As diferenças entre os dois times não se ficam apenas pelos resultados. O FC Porto é a equipa com mais golos marcados (41) e melhor posse de bola (65%) na I Liga, contrastando com o Nacional, que tem a 3ª pior defesa (27 golos sofridos) e a 3ª pior média de posse (44%).
«O Nacional é a equipa com menos golos marcados (15) na I Liga», frisou Luís Freire, treinador dos madeirenses, que ainda não conseguiu vencer o FC Porto. Já do lado dos «dragões», Sérgio Conceição soma 7 vitórias sobre o Nacional.