Penálti polémico marca derrota do Sporting em Moreira de Cónegos

  1. Penálti polémico marca derrota do Sporting em Moreira de Cónegos
  2. Sporting perde em Moreira de Cónegos por 2-1
  3. Sporting mantém-se no 3.º lugar com 25 pontos, a 8 do líder Benfica

Lances e opiniões divididas

O jogo entre Moreirense e Sporting, que abriu a 13.ª jornada da I Liga, ficou marcado por um lance polémico logo aos 9 minutos de jogo. O árbitro António Nobre assinalou grande penalidade a favor do Sporting após uma falta de Marcelo sobre Gyokeres.

Sobre esta decisão, os especialistas de arbitragem de O JOGO estão divididos. "Jorge Coroado considera que "foi má decisão", argumentando que "Gyokeres, ao iniciar a rotação, usa um braço para afastar Marcelo, que o agarra. Falta foi mútua. Sendo assinalada alguma falta, teria de ser atacante e não grande penalidade".

Já "José Leirós entende que "foi boa decisão", explicando que "Marcelo, sem querer jogar a bola, agarrou e puxou deliberadamente Gyokeres e impediu-o de prosseguir, derrubando-o, com a ajuda da perna".

Por sua vez, "Fortunato Azevedo considera que "a decisão não foi a mais correta", uma vez que "Marcelo e Gyokeres vão utilizando os braços mutuamente na tentativa de ganhar na frente. É Gyokeres que, com o braço direito, impede a aproximação do adversário. Não existe qualquer infração do defensor".

Sporting perde em Moreira de Cónegos

Apesar da polémica em torno deste lance, Gyokeres acabou por converter a grande penalidade e adiantar o Sporting no marcador. No entanto, o Moreirense acabaria por dar a volta ao resultado e vencer por 2-1, infligindo a terceira derrota consecutiva aos leões.

Análise individual dos jogadores do Sporting

Analisando o desempenho individual dos jogadores do Sporting, O JOGO atribuiu as seguintes notas:

Dados estatísticos do jogo

Analisando os principais dados estatísticos da partida, a GoalPoint destaca:

  • O Sporting criou apenas 1,2 Golos Esperados nos 15 remates que tentou, deixando de parte os números do penálti. "Produção mais uma vez curta para tanto tempo em desvantagem".
  • O Moreirense mostrou-se bem organizado defensivamente, somando 57 alívios, "um novo máximo num jogo da Liga 24/25".
  • O guarda-redes Kovacevic "terminou com um saldo negativo de -1,6 Golos Evitados, na diferença entre as defesas que fez e as que seriam expectáveis estatisticamente (xSaves). É o quarto pior registo de um guardião na Liga em curso".
  • O capitão Hjulmand "foi outro nórdico a tentar remar contra a maré depressiva dos leões. Para lá de uma bola aos ferros, o dinamarquês venceu 10 dos 14 duelos".

Classificação

Apesar da derrota, o Sporting mantém-se no terceiro lugar da tabela classificativa, com 25 pontos, a 8 do líder Benfica. Já o Moreirense subiu ao 11.º lugar, com 14 pontos.

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube