Fundada em 2007, a Taça da Liga é uma competição que divide opiniões entre os adeptos portugueses. Para alguns, é a «forma mais fácil de conquistar um troféu e ficar na história de um clube», enquanto outros a consideram a «competição menos importante da temporada».
No entanto, independentemente da sua importância, a Taça da Liga tem criado uma quantidade gigante de momentos inesquecíveis e únicos ao longo das suas 17 edições. Desde grandes penalidades polémicas até a conquistas históricas, esta competição tem marcado gerações de futebol português.
Um dos momentos mais marcantes foi a grande penalidade assinalada a favor do Vitória de Setúbal, na final de 2011, por uma alegada mão de Pedro Silva do Benfica. Outro episódio inesquecível foi a «resposta infeliz de Nuno Espírito Santo, então treinador do Paços de Ferreira, ao remate de Ruben Amorim, na final de 2013».
Mas a Taça da Liga também tem sido palco de conquistas únicas, como as vitórias do Vitória de Guimarães, em 2012, e do Moreirense, em 2017, que se tornaram os primeiros clubes fora do "Big Three" a erguer o troféu. Estes são apenas alguns dos momentos marcantes desta competição, que continua a criar histórias memoráveis a cada edição.