A tricampeã olímpica de triplo salto Ana Peleteiro partilhou recentemente um vídeo no TikTok onde denunciou ter sido vítima de abusos sexuais por parte de um ex-namorado. Segundo Peleteiro, o ex-companheiro «a obrigou a ter sexo sem consentimento», uma situação que a oprimiu durante anos.
Peleteiro enfrentou um dilema difícil na hora de decidir como abordar o assunto, pois qualquer caminho comportava riscos e consequências negativas. Acabou por escolher denunciar publicamente a situação, na esperança de ajudar outras mulheres (e homens) a entender que «um 'não' é um 'não'», especialmente no contexto sexual, que deve ser sempre praticado com consentimento mútuo e vontade.
A partilha da atleta surge num momento em que o futebol português também tem estado no centro de atenções, com o brilhante desempenho do Vitória de Guimarães na Liga Conferência e a inauguração do novo edifício da Liga Portugal no Porto. Apesar destes desenvolvimentos positivos, persistem também problemas como a vida difícil de João Pereira no banco do Boavista e a continuação de manifestações ruidosas de minorias sem sentido cívico, tanto no futebol como na sociedade em geral.