Tiago Silva, médio português do Vitória de Guimarães, consolidou-se como o jogador com mais livres cobrados no campeonato até à data. Com 18 lances batidos, lidera o ranking à frente de Salvador Agra (Boavista, 12) e Pedro Gonçalves (Sporting, 10). A sua influência nas bolas paradas tem sido decisiva tanto na Liga como na qualificação para a Liga Conferência.
Influência determinante nos lances de bola parada
Na última partida frente ao Casa Pia, um dos seus livres originou o autogolo de João Goulart, garantindo o empate a 1-1. Este foi o segundo jogo consecutivo sem vencer para o Vitória de Guimarães, após a derrota frente ao FC Porto (0-3) na jornada anterior.
Tiago Silva, que já disputou 11 jogos esta temporada, soma sete assistências para golo, sendo que cinco resultaram de lances de bola parada, considerando o livre do número 10 no encontro contra os gansos. Nas competições europeias, o médio tem sido igualmente letal, afirmou o treinador Rui Borges.
Estrela europeia nas bolas paradas
No confronto em casa contra os malteses do Floriana, foi dele a assistência, num pontapé de canto, para o golo de Jorge Fernandes, que fez o 2-0. O jogo terminou com uma vitória expressiva de 4-0. Já no play-off contra os bósnios do Zrinjski Mostar, Tiago Silva voltou a brilhar com outra assistência de canto no momento do 2-0, mostrando a sua importância nos lances de bola parada.
No campeonato, também se destacou. Contra o Estoril, na segunda jornada, bateu um livre perfeito para Ramírez marcar de cabeça. No dérbi minhoto frente ao SC Braga, assistiu Tomás Ribeiro para o 2-0 final, num canto que deixou a defesa bracarense sem resposta.