Vitória de Guimarães vence Famalicão por 1-0 numa partida emocionante

  1. Vitória venceu o Famalicão por 1-0
  2. Jota marcou o golo da vitória perto do intervalo
  3. Cabeceamento de Cádiz embateu no poste no último lance

Com sofrimento, o Vitória venceu o Famalicão por 1-0 e aproximou-se do Braga na corrida ao quarto lugar. Um primeiro tempo ofensivo e de algum desperdício do Vitória, que respirou melhor com um grande golo de Jota perto do intervalo. Os vitorianos sofreram até ao fim e, com alguma sorte à mistura, viram o cabeceamento de Cádiz embater no poste, no último lance da partida.

Perante a possibilidade de ganhar terreno ao Moreirense no quinto lugar e de se aproximar do Braga na luta pelo quarto lugar, o Vitória não facilitou e marcou passo para o que falta do campeonato.

Avalanche Vitoriana na Ofensiva

A avalanche ofensiva vitoriana chegou, e chegou para ficar. Jota isolou-se por duas ocasiões, mas não parecia a noite mais inspirada do extremo. Por outro lado, Nelson Oliveira foi mostrando belo recorte técnico em vários lances no desenho ofensivo, com destaque para o isolar de Jota, num primeiro momento, e um passe de calcanhar delicioso para Bruno Gaspar.

Perante a persistência ofensiva dos vimaranenses, um nome surgia à cabeça: Luiz Júnior. O guardião famalicense foi parando tudo. Primeiro, um remate potente de Nelson Oliveira, a passe magistral de João Mendes, e depois, um cabeceamento de Mikel, regressado de lesão após quase meio ano de fora.


Segundo Tempo Tensão

O segundo tempo começou à medida do primeiro: o Famalicão tentou a iniciativa, não resultou e os índices competitivos dos famalicenses voltaram a baixar. Danho foi oferecendo profundidade, mas a definição quase nunca foi a melhor. Borevkovic, após cruzamento de Moura, quase fez autogolo, mas a bola saiu ao lado. A carga vitoriana voltou em força, mas sem acerto, à medida do que foram os primeiros 38 minutos do primeiro tempo.

Tiago Silva soltou uma bomba de muito longe, mas Júnior brilhou novamente e João Mendes, à hora de jogo, falhou clamorosamente com a baliza toda aberta, após passe perfeito de Mangas. O desacerto criou incerteza no D.Afonso Henriques e deixou os adeptos mais silenciosos e expectantes. João Pedro Sousa mexeu e desmontou a linha de três centrais, organizando-se num 4-2-4, com Nathan e Chiquinho responsáveis pelo corredor direito do Famalicão e a equipa ficou mais ofensiva, mas sem nunca criar perigo efetivo à baliza de Charles.


Quase o Empate

No último lance da partida, quase um balde de água fria em Guimarães. Aranda bateu um livre para a área e Cádiz, com um cabeceamento poderosíssimo, esbarrou o empate no poste da baliza vitoriana, salvando a perda de dois pontos por parte dos da casa.

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece

Benfica vence Estoril por 3-0 com arbitragem competente

  1. Benfica venceu Estoril por 3-0 na 25ª jornada da Liga Bwin
  2. Árbitro António Nobre teve atuação globalmente competente
  3. Momento-chave foi anulação de penálti assinalado a favor do Estoril após intervenção do VAR
  4. Árbitros assistentes tiveram bom posicionamento em lances decisivos
  5. Árbitro manteve critério disciplinar uniforme durante o jogo