Gil Vicente repete vitória sobre o Belenenses na Taça de Portugal

  1. Gil Vicente vence Belenenses por 2-0 na Taça de Portugal
  2. Tidjany Touré e Jorge Aguirre marcaram os golos gilistas
  3. Bruno Pinheiro, treinador do Gil Vicente, assume responsabilidade pela eliminatória

Encontro reedita confronto da época anterior


Um ano depois, Belenenses e Gil Vicente voltaram a defrontar-se na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Tal como na temporada passada, os gilistas impuseram-se, desta vez com um resultado ainda mais favorável: venceram no Restelo por 2-0, depois de em 2022/23 terem triunfado por 2-1.


Entre o líder da Série B da Liga 3 e o 9.º classificado da Liga, disputou-se o 40.º confronto direto, que proporcionou um encontro bem disputado, com algumas oportunidades para a equipa da casa na primeira parte. No entanto, no final, o triunfo sorriu aos minhotos graças a uma segunda parte mais afirmativa e a dois golaços que decidiram o rumo da partida e da eliminatória.

Golaços decidem a eliminatória


Aos 59 minutos, Tidjany Touré recebeu a bola pela esquerda, fletiu para dentro e rematou de forma espetacular, cruzado e indefensável para o guarda-redes David Grilo. Pouco depois, aos 66', Jorge Aguirre também brilhou, atirando de primeira e à meia-volta no interior da área após um cruzamento de Diego Colado.


O emblema de Barcelos carimbava, desta forma, o acesso à próxima fase da prova rainha. Já os locais esforçaram-se por tentar entrar no resultado e na discussão da eliminatória, porém sem sucesso.

Treinador do Gil Vicente assume responsabilidade


Em declarações à imprensa, o treinador do Gil Vicente, Bruno Pinheiro, assumiu a responsabilidade da sua equipa na eliminatória, afirmando: «A responsabilidade é do Gil Vicente. Não há como negar isso e, sinceramente, gosto de ser o favorito. Como treinador, procuro sempre desafios que me permitam vencer o máximo de vezes. Uma coisa é ter essa vantagem no papel, outra é provar esses argumentos no relvado».


Pinheiro adiantou ainda que dará oportunidade a alguns jogadores menos utilizados, reconhecendo que o Belenenses se apresentará «motivado» para este desafio. «Não diria que vamos poupar jogadores, mas sim que faremos algumas alterações. São jogadores que não têm jogado tanto e nos quais confio totalmente para esta eliminatória. Sabemos que o Belenenses estará galvanizado pela diferença de escalões e pelo mediatismo do jogo. Cabe-nos ser competentes tanto a decifrar a estratégia adversária como a criar oportunidades para marcar», assegurou.


O técnico expressou também alguma nostalgia pelo regresso ao Restelo, onde treinou de 2007 a 2013: «Prefiro jogar à noite, pelo ambiente, as luzes, o relvado húmido... mas o horário não serve de desculpa, até porque treinamos mais cedo do que isso todos os dias. Será especial voltar ao Restelo. Costumo ser associado ao Estoril, onde treinei a nível profissional, mas o Belenenses também é um clube especial para mim. Passei seis anos nos escalões de formação e certamente reencontrarei alguns amigos, como o roupeiro, o Nuno Tomás e o Gonçalo Maria, que fizeram parte da minha história».

Arteta comenta possibilidade de recuperar Fábio Vieira do empréstimo ao FC Porto

  1. Mikel Arteta revelou que 'houve algumas possibilidades com a situação do Fábio' e que estão a 'explorar todas as coisas que podemos fazer'
  2. O acordo estabelecido no verão entre o Arsenal e o FC Porto não contempla o direito de terminar a cedência prematuramente
  3. Fábio Vieira ficará no Dragão até ao final da temporada, Mundial de Clubes incluído
  4. O jogador de 22 anos não poderá regressar ao Arsenal durante o mercado de janeiro

Poulsen elogia Hjulmand antes do duelo do Leipzig com o Sporting

  1. Yussuf Poulsen elogia o compatriota Morten Hjulmand, capitão do Sporting
  2. Poulsen diz que conhece bem Hjulmand por jogarem juntos na seleção da Dinamarca
  3. Apesar de eliminados, Leipzig quer vencer o Sporting na Liga dos Campeões
  4. Poulsen garante que a equipa alemã vai entrar focada e motivada no jogo

Soualiho Meité regressa ao PAOK por novo empréstimo do Benfica

  1. Soualiho Meité regressa ao PAOK por novo empréstimo do Benfica
  2. Médio francês ficou campeão grego na época passada pelo PAOK
  3. Benfica tinha acertado empréstimo ao Panathinaikos mas desistiu
  4. Meité está ligado ao Benfica até 2026 mas não faz parte dos planos de Roger Schmidt

Martínez elogia Benfica e Lamine Yamal do Barcelona

  1. Roberto Martínez considera jogo Benfica-Barcelona o mais importante da época
  2. Martínez elogia a «ideia de arriscar» do treinador do Barcelona, Hansi Flick
  3. Martínez destaca Lamine Yamal, de 17 anos, como jovem prodígio do Barcelona
  4. Martínez mantém ambição de superar 3º lugar de Eusébio no Mundial 1966