Francesco Farioli, treinador do FC Porto, analisou o empate a uma bola frente ao Sporting, destacando a postura da sua equipa e lamentando o golo sofrido nos descontos. Após um jogo disputado, o técnico italiano fez questão de frisar a intensidade e a vontade dos seus jogadores. “Foi um grande jogo, jogámos sem medo frente ao bicampeão. Tivemos muita intensidade. A primeira e a segunda parte foram muito positivas. Estou muito satisfeito com todos os jogadores. Claro que sofrermos um golo no final, com um penálti… É o sexto jogo seguido que o Sporting marca no último minuto. Infelizmente, não conseguimos manter a nossa baliza a zeros. Penálti? É um erro, é um erro, e a este nível este tipo de erros pagam-se caro. Sem arrependimentos porque creio que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. A energia que demonstrámos durante o jogo, era isso que queríamos. Nada mais do que isto”
, afirmou Farioli.
O treinador portista sublinhou ainda que, na sua perspetiva, a equipa azul e branca foi quem mais procurou a vitória. “Honestamente, a única parte do jogo em que sofremos foram os últimos minutos do jogo, onde eles foram com tudo. Nos restantes 82 ou 83 minutos, houve apenas um líder em campo e uma equipa que fez de tudo desde o início para ganhar, e essa equipa foi o FC Porto”
, realçou. Questionado sobre a luta pelo título, Farioli preferiu focar-se na prestação da sua equipa. “Não gosto de fazer cálculos. O que me deixou orgulhoso foi o espírito que mostrámos em campo. Fizemos de tudo para ganhar o jogo, fomos muito bravos. Tentámos de tudo. O que o Thiago Silva disse está correto, havia da parte deles maior obrigatoriedade de ganhar. Jogámos contra uma grande equipa e contra um grande treinador. Continuamos na corrida pelo título”
, garantiu.
O técnico do FC Porto também abordou as lesões de Samu, Kiwior e Martim Fernandes durante o clássico. “O Kiwior pareceu-me positivo, disse-me que tinha sentido algo na coxa. O Samu sentiu algo no joelho e não quis correr qualquer tipo de risco. O Martim teve novamente um problema no pé. Até ao momento, temos conseguido gerir muito bem para não termos mais lesões, mesmo com este número de jogos. Temos de continuar assim”
, disse. Farioli mostrou-se satisfeito com a performance da equipa, apesar do resultado. “A análise é muito clara, pedi à equipa que tivesse uma performance de pé forte e isso foi muito claro. Pressionámos desde o início homem a homem, criámos boas situações com bola contra uma equipa que sabemos todos quão boa é, mas jogamos sem medos contra o grande campeão. Queríamos muito ganhar o jogo e ficou claro quem tomou as rédeas do jogo. Nunca é bom sofrer na última jogada do jogo, com um erro que podíamos evitar, mas faz parte e nada, viramos a página para prepararmos um jogo muito difícil na Madeira, o foco tem de estar já lá”
, concluiu.