Israel Dionísio, antigo treinador de Rodrigo Mora, falou sobre a carreira do jovem jogador e as possibilidades que se colocam para o seu futuro no FC Porto. Segundo Dionísio, o percurso do atleta tem sido marcado por momentos determinantes e oportunidades que soube aproveitar desde muito cedo.
Em paralelo, o FC Porto anunciou a assinatura de um contrato de formação com Francisco Mendes, guarda-redes de 16 anos que tem vindo a destacar-se nas camadas jovens do clube. Este movimento reforça a aposta do clube na formação de talentos promissores para o futebol português.
Rodrigo Mora e as circunstâncias da sua saída
Israel Dionísio explicou que “o futebol é momentos e oportunidades. O Mora apresentou o seu cartão de visita ao futebol mundial como um prodígio que, com apenas 17 anos, conseguia quase que capitanear o FC Porto, decidindo os jogos e entusiasmando tudo e todos por mérito próprio e pela oportunidade que agarrou, num clube que atravessava um momento de mudança.”
No entanto, frisou que “se o jogador continuar esta época, pode não acabar como a última porque neste momento parte em desvantagem”
. Apesar das incertezas sobre o rendimento atual, o antigo técnico realçou o impacto positivo que uma eventual transferência do jogador poderia ter para o saldo financeiro do clube, referindo que “pode tratar-se do maior encaixe financeiro da história do clube”
.
Perspetivas para o futuro e aposta no guarda-redes Francisco Mendes
Quanto à possível transferência de Rodrigo Mora para outros grandes clubes europeus após a sua passagem pela Arábia, Dionísio mostrou reservas, explicando que “dificilmente sairá diretamente da Arábia para um Real Madrid ou um PSG”
. Contudo, sublinhou o talento e potencial do futebolista: “É um jovem muito talentoso e com um potencial enorme. Por isso, jogará na Arábia ou em qualquer lado, desde que haja oportunidade e minutos para evoluir”
.
Paralelamente, o jovem guarda-redes Francisco Mendes, que começou a carreira no Benfica, passou pelo Belenenses e ingressou no FC Porto aos 13 anos, manifestou satisfação pela assinatura do contrato com o clube: “É um motivo de grande orgulho assinar este contrato com o FC Porto. Agora quero continuar a lutar e a trabalhar todos os dias para, possivelmente, assinar outro contrato no futuro.”
Mendes destacou ainda o ambiente acolhedor no FC Porto: “Achei que pudesse ser mais complicado, mas fui muito bem recebido no FC Porto e isso acabou por tornar tudo mais fácil.”
O jovem guarda-redes revelou também as suas ambições: “Gostava muito de ganhar o campeonato este ano e vamos dar tudo para o conseguirmos. Ser campeão pelo FC Porto é um sonho. No futuro, gostaria de assinar contrato profissional.”