Anselmi garante: "Não vamos mudar o sistema"

  1. Anselmi garante que não vai mudar o sistema de jogo do FC Porto
  2. Equipa precisa de pressionar mais e recuperar a bola rapidamente
  3. Foco é na melhoria contínua, independentemente dos resultados
  4. Análise profunda dos jogos é crucial para as decisões do treinador

A um mês no comando do FC Porto, Martín Anselmi fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o Arouca, da 24ª jornada do campeonato, e abordou as questões que têm rodeado a sua equipa nos últimos jogos.

O técnico argentino foi claro sobre a eventual necessidade de mudar a ideia de jogo da equipa: "Se me disserem que temos de mudar o sistema? Não."

Sistema de jogo não vai mudar

Segundo Anselmi, o seu trabalho como treinador "consiste, principalmente, em tomar decisões" e para isso "é preciso ter fundamentos". Esses fundamentos, explicou, "têm de partir de entender um porquê" e esse "porquê vem da análise que fazemos, da análise profunda de um jogo, de três jogos".

Nesse processo de análise, o técnico disse que é preciso ter em conta "o rival que defrontámos, o que funcionou, o que não funcionou, o futebol português como um todo". "E, a partir daí, vamos encontrando fundamentos que nos façam entender se há algo a mudar ou não", referiu, ressalvando que "isso só se faz através do resultado" e não apenas pela forma como a equipa joga.

Equipa tem de pressionar mais

Anselmi explicou que pode haver situações em que o FC Porto faz "50 remates à baliza rival e não marcar", o que mostra que "há coisas que não têm nada a ver com a forma como defendemos". E deu o exemplo da jogada que resultou no golo do Vitória de Guimarães no último jogo: "A jogada mais perigosa que o adversário teve foi uma bola que era nossa. Perdemo-la, golo do adversário."

O técnico do FC Porto assegurou que a sua equipa tem "recuperado a bola rapidamente" e que o que quer ver é "uma equipa que pressione, que recupere a bola o mais rápido possível". Anselmi admitiu que o sistema de jogo "pode variar" e que por vezes defendem "com cinco, outras vezes com três, com dois", mas garante que não vai mudar o sistema: "Pressionamos como queremos, roubamos a bola como queremos roubar."

Foco na melhoria contínua

Ofensivamente, Anselmi disse que é preciso "analisar o que está a falhar", como os erros no último passe antes do remate, mas também "perceber se estamos a insistir por um lado e temos de tentar pelo outro". "O meu trabalho é melhorar. A minha obrigação como treinador é fazer com que o FC Porto melhore, independentemente do resultado. O resultado é o fim. Mas como vamos ganhar? Temos de trabalhar nisso. Eu trabalho no como. E nesse como, há toda uma análise. E quando encontro algo que não está a funcionar, mudo. E no que está a funcionar, temos de melhorar. Não mudar tudo, pequenas coisas", garantiu.

No final, Anselmi reiterou a sua confiança no processo de análise e melhoria contínua da equipa, dizendo que o seu trabalho não é feito apenas com base nos resultados, mas numa visão mais abrangente do futebol da sua equipa.

Henrique Araújo perto de reforçar o ataque do Vitória SC

  1. Henrique Araújo, 23 anos, pode ser emprestado ao Vitória SC pelo Benfica.
  2. O contrato de Nélson Oliveira termina em junho, motivando a procura por reforços no ataque do Vitória SC.
  3. Henrique Araújo procura relançar a carreira após 135 minutos em 12 jogos pelo Benfica.
  4. Henrique Araújo está avaliado em 1,8 milhões de euros.

Final da Taça da Liga entre Sp. Braga e V. Guimarães é momento histórico do futebol português

  1. Vai ser um jogo muito difícil. O V. Guimarães vem com uma dinâmica positiva, é uma equipa em crescimento e nota-se o trabalho que está a ser feito.
  2. Mesmo o nosso bom jogo com o Benfica não serve. Amanhã começa 0-0 e tens de ganhar o direito a conquistar o jogo.
  3. Nós vamos fazer parte do dérbi mais histórico que existe entre estas duas equipas, porque é o primeiro dérbi que existe em que vai decidir um título