O técnico argentino do FC Porto, Martín Anselmi, enalteceu a qualidade do adversário Vitória de Guimarães, na véspera do confronto entre as duas equipas, agendado para as 20h15 desta segunda-feira, na 23ª jornada da Liga.
Anselmi reconheceu que o Vitória de Guimarães é um «clube muito importante no futebol português» e que também está na Liga Conferência, pelo que será um «jogo muito difícil». No entanto, o treinador portista garantiu que a sua equipa está «preparada» para o desafio.
## Análise tática do Vitória de Guimarães
O técnico do FC Porto elogiou a solidez defensiva e as diferentes abordagens táticas do Vitória de Guimarães, que vem de três jogos sem sofrer golos e sem perder. «Já conseguimos identificar a forma como jogam, ora pressionando alto, ora defendendo em bloco mais baixo. Tentam ter posse de bola, mas estudámos bem a equipa e estamos preparados», afirmou Anselmi.
Questionado sobre a relação entre os resultados e a perceção dos adeptos, Anselmi foi direto: «O futebol vive de resultados, mas não podemos subestimar os adeptos do FC Porto. Eles sabem o que estamos a construir para o futuro do clube e, por isso, vêm em peso ao estádio. Representamos o FC Porto e cada jogo é para ganhar».
## Resolvendo problemas internos
O treinador portista abordou ainda a recente polémica com Samu, que no final do encontro com a Roma teceu várias críticas ao grupo, reforçando que os problemas internos são resolvidos no grupo. «Somos uma grande família e, como em qualquer família, os assuntos resolvem-se em casa. Defenderei sempre os meus jogadores. O desafio será controlar as emoções e o Samu, que é um grande profissional, saberá aprender com isso», assegurou.
Sem outras competições além do campeonato, Anselmi reforçou que representar o FC Porto é, por si só, uma grande motivação. «O prestígio de jogar neste clube já é suficiente para manter o foco. Independentemente da competição ou do adversário, a exigência é sempre máxima», disse.
## Objetivo de vencer em casa
No primeiro jogo em casa desde a morte do ex-presidente Pinto da Costa, Anselmi quer uma equipa intensa, determinada e apta para conquistar os três pontos. «Quero um FC Porto que pressione alto, recupere a bola rapidamente e esteja concentrado do início ao fim. O resultado é importante, mas essa atitude não pode faltar», concluiu.
Por outro lado, o treinador do Vitória de Guimarães, Luís Freire, afirmou que a visita ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto é um «grande desafio e oportunidade» para os minhotos regressarem às vitórias na competição.