Presença de treinadores lusos no Brasileirão
O mercado de transferências no futebol brasileiro tem sido marcado pela crescente presença de treinadores portugueses. Caso Vasco Matos assuma o comando do Botafogo, o Brasileirão de 2025 contaria com cinco técnicos lusos, o que representaria 20% do total.
«Apesar de Matos não ter concretizado a sua vinda, o Botafogo já teve um português no banco no ano passado, Artur Jorge, que levou o clube à conquista do título após 29 anos de espera.» Outro técnico português de destaque é Abel Ferreira, do Palmeiras, que «venceu as duas últimas edições do campeonato e lutou pela revalidação do título até à última jornada da temporada passada».
Clubes com técnicos portugueses
Filipe Luís, do Flamengo, também surge como um dos principais nomes portugueses no Brasileirão, juntamente com Abel Ferreira e o futuro treinador do Botafogo. Estes três clubes, no entanto, «não têm sido tão ativos no mercado de transferências como em anos anteriores».
O campeão Flamengo perdeu os dois jogadores mais importantes do plantel, Luiz Henrique e Almada, enquanto o vice-campeão Palmeiras contratou Paulinho, mas ainda procura um avançado para acompanhar a equipa. Já o Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil, «negociou Gabigol e reforçou-se com Dudu».
Além destes três grandes, outros clubes também contrataram treinadores portugueses, como Leonardo Jardim no Cruzeiro e Pedro Caixinha no Santos. Estes dois, juntamente com Pepa, do recém-promovido Sport Recife, «partem em desvantagem em relação ao trio de Abel, Filipe Luís e o futuro técnico do Botafogo».