A Assembleia da República prestou uma sentida homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, o histórico presidente do Futebol Clube do Porto que faleceu no passado sábado, aos 87 anos. O voto de pesar, apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, foi aprovado com o apoio de todas as bancadas parlamentares, com exceção da abstenção do vice-presidente do PSD, Hugo Carneiro.
Aguiar-Branco destacou o «longo percurso de Pinto da Costa como dirigente desportivo», que «coincidiu com um tempo de afirmação do Futebol Clube do Porto enquanto potência desportiva nacional e europeia». De facto, Pinto da Costa presidiu o FC Porto durante 42 anos, de 1982 a 2024, período em que o clube conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores referências do futebol português.
Pinto da Costa foi diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021, vindo a falecer duas semanas atrás. A sua longa e bem-sucedida passagem à frente do FC Porto ficará para sempre marcada na história do clube e do desporto nacional.