O nome de Jorge Nuno Pinto da Costa está indelevelmente ligado à história do FC Porto. Durante os seus 33 anos na presidência, o clube conquistou 23 campeonatos nacionais, 16 Taças de Portugal e 7 troféus internacionais, tornando-se uma das referências do futebol português.
Uma das decisões mais importantes tomadas por Pinto da Costa foi a contratação de Sérgio Conceição como treinador, em junho de 2017. Na altura, o antigo presidente explicou que já tinha a intenção de trazer o técnico para o Dragão, mesmo antes de ele se destacar no Nantes: «Tive o prazer desde terna idade de conviver com Sérgio Conceição. O trabalho fantástico no Nantes foi reconhecido por toda a gente como um grande feito. Era mais difícil o Sérgio fazer o que fez no Nantes do que o que fez o Zidane no Real. A competência foi a cereja no topo do bolo.»
A chegada de Sérgio Conceição
Pinto da Costa revelou que, após uma conversa com Luciano D'Onofrio, presidente do Nantes, Conceição estava disposto a regressar a Portugal para assumir o comando técnico do FC Porto. «Às 16 e 30 o Conceição estava no meu gabinete. A partir daí sabia que tinha treinador e que o presidente do Nantes, sensível à situação, deixá-lo-ia partir.»
A aposta em Sérgio Conceição revelou-se um enorme acerto. Em maio de 2018, o FC Porto sagrou-se campeão nacional, quebrando um jejum de quatro anos. Pinto da Costa não poupou elogios ao treinador: «Tenho de destacar o notável trabalho do Sérgio Conceição e da sua equipa. Bendita a hora que fiz esta aposta, inteiramente consciente. Ele foi o grande vencedor, a principal mola que impulsionou todo este mar azul.»
Uma parceria de sucesso
A ligação entre Pinto da Costa e Sérgio Conceição foi, assim, uma das mais marcantes da história recente do FC Porto. O antigo presidente confiou no técnico e foi recompensado com o regresso do clube aos títulos, numa parceria que ficará para sempre na memória dos adeptos portistas.