O treinador português José Mourinho, que conquistou a Liga dos Campeões pelo FC Porto em 2003/04, despediu-se este sábado do antigo presidente dos dragões, Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, com uma mensagem emocionada.
«'Mourinho, você foi o treinador que me deu mais alegrias'. As palavras são suas, presidente. As minhas são: 'sinto uma honra tremenda de fazer parte da sua história e agradecerei sempre a sua confiança e a influência que teve na minha carreira'», escreveu Mourinho nas redes sociais. O técnico atual do Fenerbahçe recordou ainda "o sorriso do primeiro dia, a alegria da última vez" que estiveram juntos, referindo-se a Pinto da Costa como "o meu presidente".
Pinto da Costa contratou José Mourinho em 2001/02 e, sob o seu comando, o FC Porto conquistou uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Esta parceria de sucesso valeu a Mourinho a saída para o futebol internacional, começando pelo Chelsea.
Jorge Nuno Pinto da Costa, que se estabeleceu como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, faleceu vítima de cancro. O ex-presidente do FC Porto tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.