O veterano treinador brasileiro Abel Braga, de 72 anos, que nunca trabalhou diretamente no FC Porto, deixou uma sentida mensagem de homenagem ao presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa. Apesar de nunca ter sido técnico do clube, Braga manteve uma relação de amizade com Pinto da Costa ao longo dos anos.
Nas suas declarações, Abel Braga afirmou que Pinto da Costa é «o maior dirigente do futebol português», elogiando a sua dedicação ao FC Porto. O treinador destacou que, graças ao «tanto amor e crença» do presidente, o clube conseguiu atingir «um lugar que ninguém acreditava chegar» e se tornar uma referência a nível mundial.
«Creio que conheci o maior dirigente do futebol português. Uma pessoa que, quando vinha ao Rio de Janeiro, sempre jantávamos juntos. Ele era totalmente diferente da vida social para a profissional. Por tanto amor e crença naquilo que ele imaginava onde podia chegar com o clube, um lugar que ninguém acreditava chegar e não preciso falar mais pelo tamanho e pela dimensão do FC Porto, conseguiu ter no cenário mundial. Os meus sentimentos aos familiares e adeptos do clube. Descanse amigo, você foi insuperável», declarou Abel Braga.
Em Portugal, o treinador brasileiro já passou por clubes como Famalicão, Belenenses, Rio Ave e Vitória de Setúbal.