O mundo do futebol português está em luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, figura incontornável do FC Porto e do futebol nacional. O ex-presidente portista, que se estabeleceu como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, faleceu aos 87 anos, vítima de uma doença prolongada.
Confrontado com a notícia, o treinador do Benfica, Bruno Lage, prestou uma sentida homenagem a Pinto da Costa. «Foram muitos anos no futebol com muitos títulos. Os meus sentimentos», afirmou Lage, em conferência de imprensa realizada no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, após a vitória do Benfica sobre o Santa Clara.
Histórico de conquistas do FC Porto
Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o clube à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades desportivas, sendo 69 deles no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais. No futebol, o histórico dirigente portista conquistou 23 campeonatos nacionais, 22 Supertaças Cândido de Oliveira, 16 Taças de Portugal, uma Taça da Liga, além de títulos europeus como a Taça dos Campeões Europeus de 1987 e 2004, a Taça UEFA de 2003, a Liga Europa de 2011 e as Supertaças Europeias de 1987 e 2004.
Últimos anos e sucessão na presidência
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano depois de ter sido derrotado nas eleições do FC Porto por André Villas-Boas, antigo treinador da equipa de futebol portista e atual presidente do clube.