Na véspera do Dia dos Namorados, o FC Porto recebeu a visita da AS Roma para o primeiro jogo do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. O encontro no Estádio do Dragão ficou marcado por um jogo equilibrado, com a Roma a ter mais posse de bola, mas o FC Porto a criar perigo com os seus contra-ataques.
Foi a equipa italiana que inaugurou o marcador, com um golo do turco Celik, deixando os adeptos portistas inquietos. Nas palavras do treinador do FC Porto, Anselmi, <«A Roma entrou muito bem no jogo e marcou primeiro, o que nos deixou um pouco preocupados».
No entanto, a reação dos dragões não tardou e, no início da segunda parte, Diogo Costa fez uma grande defesa que permitiu a Francisco Moura empatar a partida. Segundo o médio da Roma, Cristante, <«Fomos surpreendidos pela reação do FC Porto, que nos pressionou muito e conseguiu igualar o marcador».
Num momento de maior domínio do FC Porto, o médio da Roma, Cristante, foi expulso após uma entrada dura sobre Fábio Vieira. O treinador Anselmi tentou então reforçar o ataque dos azuis e brancos, lançando Namaso e Deniz Gul, mas a equipa não conseguiu marcar o golo da vitória.
O jogo terminou empatado a uma bola, deixando tudo em aberto para o segundo jogo, que se irá disputar em Roma. O FC Porto ainda não venceu em 2023 no seu estádio, e Anselmi soma três jogos seguidos sem vitórias, o que tem levantado algumas críticas dos adeptos, que já fizeram ouvir os primeiros assobios no Dragão.