A arbitragem portuguesa prestou uma homenagem de agradecimento ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, pelos oito anos de apoio e investimento no setor. Durante o encontro, Gomes recebeu diversos presentes simbólicos, como uma camisola assinada por todos os árbitros, um apito, cartões e uma insígnia da FIFA, como forma de reconhecimento pelo seu empenho em prol da arbitragem nacional.
Crescimento da arbitragem sob liderança de Gomes
O presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, destacou o «apoio dado pela Direção da FPF e, em particular, do seu presidente Fernando Gomes, ao longo dos últimos dois mandatos». Segundo Fontelas Gomes, «deram-nos tudo o que pedimos, em termos de apoio e condições de trabalho».
Fontelas Gomes, que vai integrar a Lista 1 encabeçada por Pedro Proença, candidato à sucessão de Fernando Gomes na presidência da FPF, mostrou-se grato pelo convite recebido em 2016 para liderar o Conselho de Arbitragem. Nos últimos anos, a arbitragem portuguesa registou «crescimento constante, tanto no número de árbitros, na qualidade do trabalho realizado como na projeção internacional».
Reconhecimento do presidente da FPF
Por sua vez, Fernando Gomes «ficou sensibilizado» com o agradecimento dos árbitros, afirmando que «sempre foi claro» para si que a arbitragem precisava de ter meios para crescer e desenvolver-se, «salvaguardando a sua autonomia e independência». O presidente da FPF, que está em funções desde 2011 e cumpre o terceiro e último mandato, concluiu que «os números mostram que o objetivo de crescimento da quantidade e da qualidade dos árbitros tem sido atingido».