Pedroto, o génio tático que revolucionou o futebol português

  1. Pedroto faleceu a 7 de janeiro de 1985, aos 56 anos, após uma corajosa batalha contra um cancro no cólon
  2. O FC Porto disputou a final da Taça das Taças frente à Juventus, a 16 de maio de 1984, no antigo St. Jakob Park, em Basileia
  3. Pedroto protagonizou a transferência mais cara do futebol português, ao trocar o Belenenses pelo FC Porto por 500 mil escudos (2.500 euros) em 1952
  4. Pedroto foi selecionador nacional entre 1974 e 1977

A lenda do FC Porto


Assinala-se esta terça-feira o 40.º aniversário do desaparecimento de José Maria de Carvalho Pedroto, uma figura incontornável do futebol português e, em particular, da história do FC Porto. Pedroto faleceu a 7 de janeiro de 1985, aos 56 anos, após uma corajosa batalha contra um cancro no cólon.

«Pedroto não foi apenas um treinador brilhante; foi um revolucionário que redefiniu o futebol em Portugal. Introduziu conceitos inovadores, como gabinetes de análise de jogos e estágios antes das partidas, práticas que hoje são comuns, mas que na década de 1980 eram visionárias.»

Alcançar a Europa


Conhecido pelo seu génio tático e visão estratégica, foi o arquiteto de uma transformação profunda no FC Porto, com a histórica chegada do clube à sua primeira final europeia. A 16 de maio de 1984, o FC Porto disputou a final da Taça das Taças frente à Juventus, no antigo St. Jakob Park, em Basileia, um estádio que seria demolido em 1998. Apesar da derrota por 2-1, este marco representou um ponto de viragem na projeção internacional do clube.

«Com Pedroto muito debilitado, caberia ao seu fiel adjunto, António Morais (que faleceria vítima de acidente rodoviário dia 1 de julho de 1989), comandar a equipa nessa final em Basileia. Morais é outra figura incontornável da história do FC Porto, votado a um incompreensível esquecimento.»

O revolucionário do futebol


Pedroto destacou-se igualmente como um médio brilhante, sendo um dos melhores da sua geração. Em 1952, protagonizou a transferência mais cara do futebol português, ao trocar o Belenenses pelo FC Porto por 500 mil escudos (2.500 euros). Com o dinheiro da venda, o Belenenses iniciou a construção do Estádio do Restelo.

«Pedroto era mais do que um treinador. Era um pensador, um estratega e um homem de cultura, que se interessava por política e pela sociedade. A sua personalidade multifacetada, combinada com uma paixão inabalável pelo futebol, fazia dele um líder nato.»

O legado de Pedroto


A sua morte foi um golpe duro para o país, mas também um momento de união. No seu funeral, dezenas de milhares de pessoas prestaram-lhe homenagem, incluindo figuras de todos os quadrantes desportivos e políticos. A presença da equipa do Benfica no velório simboliza o respeito universal que Pedroto conquistou.

«José Maria Pedroto foi também muito mais do que um homem de futebol. Foi um visionário que ousou desafiar o status quo, um defensor incansável dos jogadores e um provocador que trouxe cor e dinamismo ao discurso desportivo num Portugal fechado e cinzento. A sua influência ultrapassa as fronteiras do FC Porto; ele é um património nacional, um exemplo de determinação, inovação e paixão.»

Rafael critica duramente Bruno Lage após passagem pelo Botafogo

  1. Rafael critica duramente Bruno Lage após passagem pelo Botafogo
  2. Rafael se retirou do futebol em 2024 após conquistar o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores pelo Botafogo
  3. Bruno Lage foi despedido do Botafogo após derrota frente ao Flamengo, com Tiquinho Soares no banco
  4. Artur Jorge sucedeu Bruno Lage e levou o Botafogo ao título do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores

Benfica x Braga: revancha em Leiria

  1. Braga venceu Benfica por 1-2 no Campeonato
  2. Benfica registou segunda derrota consecutiva
  3. Braga com uma vitória em cinco jogos antes do triunfo na Luz
  4. Carvalhal: «É preciso acreditar que é possível vencer.»

Eleições no Boavista remarcadas para 18 de janeiro

  1. As eleições do Boavista foram remarcadas para 18 de janeiro
  2. Originalmente as eleições estavam previstas para este sábado
  3. Filipe Miranda lidera a lista que teve de corrigir irregularidades
  4. Vítor Murta não se recandidatou após dois mandatos e seis anos de presidência

Três portugueses entre os melhores na estatística do passe progressivo na Europa

  1. Vitinha (1.71) é segundo na estatística de passes progressivos atrás da linha defensiva por 90 minutos nas 5 melhores ligas europeias
  2. João Neves (1.42) do PSG ocupa a 5ª posição nessa mesma estatística
  3. João Neves lidera a lista de passes progressivos por 90 minutos entre jogadores sub-23 nas 65 melhores ligas do mundo
  4. Gabri Martínez (1.33) do SC Braga está no pódio entre jogadores sub-23 nas 65 melhores ligas

Sporting negocia a cedência de Rui Silva do Betis

  1. Sporting iniciou negociações com o Betis para ter Rui Silva
  2. Proposta de empréstimo até 2025 com obrigação de compra de 3 milhões de euros
  3. Rui Silva quer rumar a Alvalade
  4. Sporting procura um guarda-redes e um lateral-direito nesta janela de transferências