O jogo entre o Nacional e o FC Porto, marcado para esta sexta-feira na Choupana, poderá ser condicionado pelas condições meteorológicas, com a previsão de nevoeiro a ameaçar o normal desenrolar da partida. No entanto, o FC Porto está preparado para lidar com qualquer eventualidade.
Em conferência de imprensa, o treinador interino do FC Porto, Vítor Bruno, afirmou que a equipa está pronta para enfrentar todos os cenários: «Estamos preparados para todos os cenários: jogar à hora prevista ou ter o jogo interrompido e retomado no mesmo dia ou no dia seguinte.»
IPMA prevê nevoeiro
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê nevoeiro na Madeira, semelhante ao que ocorreu no encontro entre o Nacional e o Benfica, que foi adiado devido a condições climáticas desfavoráveis. Vítor Bruno sublinhou que o Nacional é um adversário complicado em casa: «Nos últimos quatro jogos em casa, apenas perdeu uma vez e sofreu golos apenas frente ao Benfica. Isso serve como alerta para nós.»
FC Porto em boa dinâmica
Apesar das condições adversas, o FC Porto entra neste confronto com uma boa dinâmica, tendo terminado o ano civil empatado em pontos com o Sporting na liderança da I Liga. A equipa vem de uma goleada sobre o Boavista (4-0) e acumula três vitórias consecutivas no campeonato, sem sofrer golos nos últimos três jogos. «A consistência é um bom sinal. A equipa está a crescer e a ganhar maturidade», afirmou Vítor Bruno.
Otimismo de adeptos
Nuno Encarnação, conhecido sócio e adepto do FC Porto, mostrou confiança na equipa e desvalorizou a situação do nevoeiro. «Se for preciso jogar no sábado, joga-se no sábado», afirmou na CMTV. O adepto portista elogiou ainda a confiança de André Villas-Boas, treinador da equipa, perante a possibilidade de adiamento do jogo. «O Vila-de-Boas estava com um ar perfeitamente à vontade. Está perfeitamente confiante que vai sair de lá 'primeiríssimo da Silva' no campeonato», acrescentou.
Encarnação também destacou o contexto de intensidade que se segue ao jogo na Choupana, com o dérbi entre Sporting e Vitória de Guimarães no mesmo dia e o confronto entre FC Porto e Sporting na Taça da Liga, na terça-feira. «O nevoeiro em Guimarães vai dar outro alento para o Porto e, se calhar, não vai dar um alento tão grande para o Sporting», comentou, referindo-se às dificuldades esperadas para o rival.
Mesmo que o jogo na Choupana tenha de ser adiado ou interrompido, Nuno Encarnação manteve o otimismo. «Se o jogo for repartido, 45 minutos num dia, 45 minutos no outro, o Porto está absolutamente confiante que vai fazer um bom resultado na Madeira», afirmou.
Estas declarações estão em linha com as do treinador Vítor Bruno, que na conferência de imprensa de antevisão ao jogo afirmou que o FC Porto está preparado para lidar com o nevoeiro na visita ao Nacional. «Não é este nevoeiro que nos vai impedir de ficar em primeiro lugar no campeonato», concluiu Nuno Encarnação, demonstrando a confiança do FC Porto em manter o foco nos seus objetivos.