Tem sido um tema de amplo debate no universo do futebol português a ausência de algum requinte no futebol apresentado pelo FC Porto de Vítor Bruno. No entanto, os números são indesmentíveis e provam que, apesar da falta de algum brilho, os azuis e brancos estão em melhor posição do que há precisamente um ano no campeonato português, o principal objetivo traçado pelos responsáveis portistas neste «ano zero» da presidência de André Villas-Boas.
Se levarmos em linha de conta o que conseguiu Sérgio Conceição em 2023/2024 à passagem da 14.ª jornada da liga portuguesa, constatamos que nessa altura os dragões somavam 10 vitórias, um empate e três derrotas, pecúlio que é superado atualmente, com 11 vitórias, um empate e somente duas derrotas, estas diante dos rivais Benfica e Sporting, ambas na qualidade de visitantes.
Números melhorados face à época transata
Há outro aspeto que também é relevante e que pende o prato da balança para Vítor Bruno. No balanço de golos, os azuis e brancos marcaram 21 e sofreram 11 na temporada passada com 14 jornadas concluídas, registo que é melhorado pelo FC Porto este ano com 33 tentos apontados e somente 9 encaixados por Diogo Costa.
Nesta comparação, há naturalmente o dado de maior destaque e que se cinge com a tabela classificativa: o FC Porto tem neste momento mais três pontos do que há precisamente um ano e mantém a perseguição ao líder Sporting, estando neste momento no segundo lugar, ainda que o Benfica ainda tenha de realizar hoje o jogo em atraso com o Nacional da Madeira, na Choupana.
Invencibilidade em casa
Impressionante tem sido também o desempenho do FC Porto no Estádio do Dragão esta temporada. Há oito anos que não estava invicto em casa nas primeiras 12 partidas na temporada, o que diz bem da fortaleza que se tornou o reduto portista para os adversários esta temporada. É preciso mencionar que neste balanço contempla um jogo no Estádio Municipal de Aveiro, diante do Moreirense, para a Taça da Liga, uma vez que nessa altura o clube azul e branco cumpriu uma partida de castigo aplicada pelo Conselho de Disciplina por uso de artefactos pirotécnicos dos seus adeptos precisamente em Moreira de Cónegos num jogo do campeonato.
Domínio como visitado
Na liga portuguesa, a jogar perante o seu público, a equipa de Vítor Bruno, independentemente da qualidade de jogo, soma oito vitórias em outros tantos jogos, na Liga Europa conquistou duas vitórias e um empate com sabor amargo diante do Manchester United. E venceu o Moreirense em Aveiro para a Taça da Liga. Na condição de visitado os dragões tem sido indomáveis e isso pode ser determinante nas contas do campeonato, pois na segunda volta recebem Benfica e Sporting no Estádio do Dragão.