O Prémio Tágides 2024, que distingue «pessoas que inspiram no combate à corrupção», foi entregue esta segunda-feira numa cerimónia realizada na Casa de Serralves, no Porto.
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, foi um dos vencedores, sendo agraciado na categoria de «Iniciativa Empresarial». Além do líder azul e branco, outros premiados incluem Francisco Cordeiro de Araújo (Iniciativa Jovem), Jorge Moreira da Silva (Iniciativa Política), António Delicado (Iniciativa Portugal no Mundo), Alexandra Jorge (Iniciativa Local), João Ribeiro-Bidaoui (Projeto de Investigação) e António Garcia Pereira (Projeto da Sociedade Civil).
Ao receber o prémio, Villas-Boas afirmou: «É com grande orgulho que recebo este reconhecimento. O combate à corrupção é uma causa que me move e que procuro promover em todas as minhas ações, tanto na esfera empresarial como na minha vida pessoal. Continuarei a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente de transparência e integridade no futebol português.»
O Prémio Tágides é uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica, que visa distinguir personalidades e projetos que se destacam na luta contra a corrupção em Portugal. A cerimónia contou com a presença de diversas figuras públicas e representantes do tecido empresarial e político do país.