O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA aplicou uma multa de 20 mil euros ao FC Porto, e uma proibição da venda de bilhetes para o próximo jogo fora a contar para as competições europeias, pena essa que fica suspensa por dois anos, devido à utilização de pirotecnia, lançamento de objetos e danos provocados pelos seus adeptos.
A punição surge na sequência de incidentes ocorridos no jogo da Liga Europa entre o Anderlecht e o FC Porto, disputado a 29 de novembro em Bruxelas. Segundo o comunicado da UEFA, as claques portistas usaram pirotecnia e petardos em vários momentos da partida que terminou empatada a duas bolas, no estádio Constant Vanden Stock.
Momentos de tensão em Bruxelas após quarto jogo sem vencer, refere o comunicado da UEFA, que adianta que caso haja reincidência, a UEFA tornará a proibição efetiva. O próximo jogo fora do FC Porto, na Liga Europa, é frente ao Maccabi Telavive, agendado para 30 de janeiro, em Belgrado, na Sérvia, no Estádio do Partizan.
Esta não é a primeira vez que os adeptos do FC Porto são sancionados pela UEFA devido a comportamentos menos próprios. Em setembro, os dragões foram multados em 50 mil euros por incidentes registados no jogo com o Atlético de Madrid, da Liga dos Campeões. Nessa altura, os adeptos portistas também usaram pirotecnia e lançaram objetos durante o encontro.