O FC Porto prepara-se para enfrentar uma Lazio em grande momento de forma. Sob o comando de Marco Baroni, os Biancocelesti exibem um futebol intenso e ofensivo, ocupando o 3º lugar da Serie A, a apenas 3 pontos do líder Napoli.
Em declarações à imprensa, o treinador do FC Porto, Vítor Bruno, deixou claro a ambição da sua equipa: «Não vamos ficar à espera, vamos atrás do jogo». O mote está dado para um confronto entre duas equipas com estilos distintos, mas com o mesmo objetivo: a vitória.
Uma Lazio transfigurada
A Lazio de Marco Baroni é uma equipa irreconhecível face à época passada. Após um ciclo com Maurizio Sarri, cujas ideias «ficaram esgotadas» segundo Steven Moore, fundador do portal The Laziali, a mudança era inevitável.
«Os jogadores começaram a ficar cansados, não só fisicamente, mas também do sistema tático onde estavam inseridos e a última época foi o culminar disso tudo», explicou Moore ao nosso portal.
A aposta em Marco Baroni
A chegada de Marco Baroni ao comando técnico da Lazio não foi recebida com entusiasmo por todos os adeptos. «A verdade é que muitos adeptos estavam céticos, porque fomos de um técnico muito conhecido e com um grande currículo para um treinador que nunca esteve numa equipa de grande dimensão», revelou Steven Moore.
No entanto, Baroni tem conseguido convencer a massa adepta com resultados e uma exibição de futebol atraente. «Até ao momento, parece estar tudo a dar certo: os titulares/suplentes estão todos a entrar no espírito, a mensagem do treinador está a passar, as táticas têm resultado, a atmosfera é boa... tem sido tudo muito positivo», elogiou o jornalista.
A explosão de Boulaye Dia
Um dos grandes destaques da Lazio tem sido o avançado Boulaye Dia. Contratado no último mercado de transferências, o senegalês tem sido «a chave no sistema de Baroni», segundo Steven Moore.
«É o principal elemento de ligação entre o meio campo/ataque e a sua experiência - à semelhança do Pedro - tem sido fundamental no contexto europeu. Ele até chegou para ser o segundo avançado na hierarquia, até porque foi uma contratação tardia, mas adaptou-se muito rápido», analisou o jornalista.
Lazio imparável na Europa
Além do bom momento na Serie A, a Lazio tem sido uma das melhores equipas na Liga Europa, com três vitórias em três jogos. No entanto, Steven Moore alerta que «um período menos positivo vai acabar por chegar, mais tarde ou mais cedo».
«Até porque não temos um plantel preparado para competir em tantas provas. O objetivo é chegar o mais longe possível, sem criar grandes expectativas», concluiu o fundador do The Laziali.