Villas-Boas exige "futebol justo e transparente"

  1. Estudo recente da Fundação Francisco Manuel dos Santos aponta que a perceção da corrupção sobre os clubes de futebol nacional é alarmante, com os portugueses a considerarem os clubes como as entidades mais corruptas do país com uma pontuação de 8,1 numa escala de 0 a 10
  2. FC Porto foi obrigado a disputar um jogo da Taça da Liga no Estádio Municipal de Aveiro devido a 'comportamento inadequado' de adeptos na época anterior
  3. Villas-Boas afirma que o FC Porto está a estudar o despacho de acusação no 'Caso dos Emails' e tem intenção de agir proativamente contra a acusação, incluindo a contestação de arquivamentos que considera infundados
  4. Villas-Boas diz que o FC Porto 'não será conivente com este estado de coisas' e que já comunicou essa posição aos associados e simpatizantes

Edição de Novembro da Revista Dragões

A edição de novembro da revista Dragões conheceu esta terça-feira a luz do dia. A poucos dias do clássico com o Benfica, André Villas-Boas volta à carga "por um futebol justo e transparente".

Na página intitulada "A visão do presidente", Villas-Boas refere-se ao 'Caso dos Emails' para vincar a posição e as ações do FC Porto perante os últimos desenvolvimentos.

Contestação ao "Caso dos Emails"

"O FC Porto está a estudar em detalhe o despacho de acusação proferido pelo DCIAP no mediático "Caso dos Emails" e tem intenção de agir proativamente relativamente à acusação, incluindo a contestação de arquivamentos que consideramos infundados. Comunicámos também as nossas preocupações e intenções à Liga, à Federação e, devido à gravidade que transcende o futebol e a sua indústria como um todo, à Presidência da República, ao Governo e à Procuradoria Geral da República. Mais do que nunca, precisamos de um futebol justo e transparente.", afirmou Villas-Boas.

Combate à Corrupção no Futebol

A corrupção no futebol é um "problema alarmante que compromete tanto a integridade do desporto quanto a confiança dos adeptos e a sustentabilidade dos clubes que acreditam numa competição justa e transparente", escreve Villas-Boas. O presidente do FC Porto considera que o futebol em Portugal "tem sido marcado por escândalos que frequentemente culminam em nada ou no limite em decisões judiciais sem consequências disciplinares efetivas, gerando uma sensação de desigualdade no tratamento dado aos clubes".

"Pelo caminho, as vítimas deste sistema permanecem ignoradas, tratadas como meros danos colaterais das ações de indivíduos que gravitam na órbita dos beneficiados. É inconcebível aceitar que determinadas figuras próximas das cúpulas dos Clubes operem sem o conhecimento das lideranças. Esta perceção de favorecimento e a subsequente impunidade mina a essência da meritocracia, valor central do desporto", acrescenta.

Compromisso do FC Porto

O dirigente portista garante que o FC Porto "não será conivente com este estado de coisas" e que já deu conta dessa posição aos associados e simpatizantes. "Disso já demos conta aos nossos associados e simpatizantes e temos dado mostras de que estamos aqui para cumprir esse compromisso, contribuindo ativamente para promover a justiça e a transparência no desporto", afirma.

Villas-Boas considera que "somente com instituições vigilantes e mecanismos eficazes de promoção da justiça será possível restaurar a confiança dos adeptos e dos agentes desportivos". E acrescenta que "a luta contra a corrupção no futebol é um desafio que exige realismo e compromisso, individual e coletivo, e uma vontade real de reformar as práticas que comprometem a integridade e a verdade desportiva".

Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral e Pedro Ferreira para o futebol do Benfica

  1. Tomás Amaral e Pedro Ferreira são os nomes escolhidos por João Noronha Lopes para reforçar o futebol do Benfica.
  2. Tomás Amaral regressa ao Seixal após experiência no Spartak Moscovo.
  3. Pedro Ferreira é atualmente chefe de recrutamento do Nottingham Forest.
  4. Nuno Gomes será o vice-presidente para o futebol e Vítor Paneira o diretor técnico.

Noronha Lopes critica ausência de Rui Costa após empate do Benfica

  1. Noronha Lopes critica a ausência de Rui Costa após o empate.
  2. «Nas últimas quatro semanas, o Benfica perdeu quatro finais e o presidente do Benfica, Rui Costa, desapareceu» - Noronha Lopes
  3. Benfica: Pior arranque de Bruno Lage no que toca a golos.
  4. «Não podemos ter um capitão que dá a cara e um presidente que se esconde» - Noronha Lopes

Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.

Carlos Vicens antevê jogo complicado frente ao Gil Vicente

  1. Carlos Vicens: “A equipa preparou-se, trabalhou duro e vamos tentar ganhar”
  2. Ricardo Horta é dúvida e fará um último teste no domingo
  3. Jogo: Sporting de Braga vs Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga
  4. Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto)