Pinto da Costa anuncia saída do FC Porto em 2024

  1. Pinto da Costa anuncia saída do FC Porto em 2024
  2. 17 de março de 2023
  3. Não renovaria contrato com Sérgio Conceição
  4. Decidiu cumprir mandato até maio de 2024 e depois não se recandidatar

Revelações de "Azul até ao fim" chocam adeptos


Novas revelações do livro "Azul até ao fim" de Jorge Nuno Pinto da Costa estão a agitar o mundo do futebol português. O ex-presidente do FC Porto revela detalhes até agora desconhecidos sobre a sua saída do clube, prevista para 2024.


Numa passagem datada de 17 de março de 2023, Pinto da Costa escreve: «Hoje tomei uma decisão. Vou cumprir o meu mandato até maio de 2024, mas depois não me recandidatarei. Dediquei a minha vida ao FC Porto, e vivi momentos felizes e inolvidáveis. Mas tudo tem um fim, e se Deus me der vida e saúde terminarei a minha missão com quarenta e dois anos de presidência e oitenta e seis anos de idade».

Fim da linha para Sérgio Conceição?


Pinto da Costa revelou também que, nessa mesma data, decidiu não renovar o contrato com o treinador Sérgio Conceição, após as declarações deste na sequência da eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, frente ao Inter Milão.


Nas palavras de Pinto da Costa: «A minha última aposta como treinador foi Sérgio Conceição, então treinador do Nantes. Contra a vontade de muitos, assumi essa contratação, na certeza de que triunfaria, como felizmente triunfou. Mas, porque faço da lealdade uma condição essencial para conviver, depois das declarações de Sérgio Conceição após o jogo FC Porto-Inter, não tenho condições de pensar em renovação, e depois desta desilusão, disse a mim mesmo: BASTA!».

Mudança de planos às vésperas das eleições


No entanto, a verdade é que, dois dias antes das eleições de 27 de abril de 2024, Pinto da Costa acabou por renovar com Sérgio Conceição, contrariando a decisão que tinha tomado a 17 de março de 2023.


Esta reviravolta sugere que as considerações políticas e eleitorais pesaram mais do que as diferenças pessoais entre o presidente e o treinador, numa altura em que Pinto da Costa se preparava para deixar a presidência do FC Porto.

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece