2024 - Um ano marcante para o futebol português

  1. Rúben Amorim conquistou a sua segunda Liga pelo Sporting em 2024
  2. Viktor Gyokeres terminou o ano como maior goleador mundial
  3. Sérgio Conceição saiu do FC Porto após 7 épocas e 11 títulos
  4. Ángel Di María marcou o golo do ano com uma bicicleta espetacular

O ano de 2024 ficará registado como um ano rico em eventos e protagonistas de topo no futebol português. Desde o título do Sporting à saída de Sérgio Conceição do FC Porto, passando pela chegada de Rúben Amorim ao Manchester United e pela afirmação de jogadores como Viktor Gyokeres e Tomás Araújo, o panorama do futebol nacional conheceu várias mudanças e momentos marcantes.

Para além dos acontecimentos em torno dos clubes e jogadores, 2024 também ficou assinalado por feitos e despedidas de figuras importantes, como o golo de bicicleta de Ángel Di María, a evolução do futebol feminino com Ana Borges, e o adeus de lendas como Pepe, Nani e Artur Soares Dias.

Rúben Amorim: Um adeus português apenas reservado a alguém especial


A conquista da segunda Liga pelo Sporting já seria suficiente para garantir a Rúben Amorim um lugar de destaque em 2024. Mas se a isso somarmos o facto de ter vencido 28 dos últimos 30 jogos no campeonato, com apenas 2 empates, e a despedida de herói que Alvalade lhe reservou, apesar da saída abrupta para o Manchester United, então percebemos a grandeza deste treinador.


Ao abrir um novo capítulo em Old Trafford, Rúben Amorim enfrenta agora um desafio da dimensão do Manchester United, mas leva consigo a confiança e o carinho de todos os adeptos do Sporting, que reconhecem nele um treinador com qualidades excecionais.

Viktor Gyokeres: Golos por profissão, como Peyroteo, Yazalde ou Jardel


Quando um jogador termina o ano civil como maior goleador à escala mundial, inevitavelmente torna-se não só notícia, como alvo da cobiça dos clubes com bolsos sem fundo. Tal como o português Fernando Peyroteo, o argentino Hector Yazalde ou o brasileiro Mário Jardel, o sueco Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, tornou-se um verdadeiro fenómeno a marcar golos.


«Viktor Gyokeres tornou-se um verdadeiro fenómeno a marcar golos com a camisola do Sporting», como destacou a imprensa especializada.

Sérgio Conceição: uma era encerrada na história dos dragões


A saída de Sérgio Conceição do FC Porto foi um dos factos mais marcantes do ano que agora termina. O treinador, que esteve 7 épocas no clube, despede-se com números impressionantes: 379 jogos, 249 vitórias (72,3%), 11 títulos, incluindo 3 Ligas e 4 Taças.


«Sérgio Conceição ganhou um lugar na história do FC Porto», reconheceu a imprensa, após a derrota de Pinto da Costa nas eleições do clube, que marcou o fim de uma era.

Ángel Di María: um regalo para a vista e ainda o golo do ano


O argentino Ángel Di María, jogador do Benfica, continua a espalhar um futebol de cinco estrelas, coroado com o melhor golo do ano, uma bicicleta digna do ciclista Tadej Pogaçar, no jogo da Taça de Portugal com o Estela da Amadora.


«Se fosse violinista era Paganini, se fosse tenor era Caruso, se fosse pintor era Van Gogh, se fosse piloto de Fórmula 1 era Senna. Ángel di María, futebolista argentino de eleição que está em fade out no Benfica, continua a espalhar um perfume único a futebol de cinco estrelas», descreveu a imprensa.

Rui Borges: do recorde na Europa a um Natal de malas feitas


Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, ficou na história de 2024 como o primeiro técnico a classificar uma equipa portuguesa para a Liga Conferência, onde o Vitória realizou um excelente percurso, terminando a fase de liga na segunda posição, superando apenas pelo Chelsea, e com um novo recorde luso de vitórias seguidas na Europa: nove.


Apesar destes feitos, Rui Borges prepara-se agora para receber o comando do Sporting como prenda de Natal, numa demonstração da pressão que os treinadores enfrentam nos clubes portugueses.

Pepe: o ano do adeus de um dos gigantes do nosso futebol


Pepe, que representou a Seleção Nacional 141 vezes e conquistou sete campeonatos nacionais, oito Taças e três Ligas dos Campeões, disse adeus à carreira de futebolista em 2024. Apesar de ter nascido no Brasil, Pepe dedicou-se a Portugal com toda a alma e coração, deixando uma marca indelével no futebol nacional.


«Não foi por acaso que Pepe representou a Seleção Nacional 141 vezes e ganhou, entre Portugal e Espanha, sete campeonatos nacionais e oito Taças, levantou a Liga dos Campeões em três ocasiões e foi peça fundamental na conquista do Europeu de 2016 pela equipa das quinas», destacou a imprensa.

Nani: um dos tenores que fez trio com Quaresma e CR7


Nani, com 112 internacionalizações pela Seleção Nacional, decidiu pendurar as botas ao serviço do Estrela da Amadora em 2024. O ex-jogador do Manchester United foi um dos três tenores, juntamente com Quaresma e Cristiano Ronaldo, que ajudou Portugal a ser campeão europeu em 2016.


«Percorrer a carreira de Nani é recordar um dos três tenores que, juntamente com Quarema e Cristiano Ronaldo, ajudou Portugal a ser campeão europeu. E foi também ele a marcar de penálti na final da Liga dos Campeões que o Manchester United ganhou ao Chelsea em Moscovo, no ano de 2008», relembrou a imprensa.

Artur Soares Dias: ao pendurar o apito entrou na 'hall of fame' dos árbitros


Depois de uma segunda participação em Campeonatos da Europa, com três jogos dirigidos na Alemanha, nos quais esteve a grande nível, Artur Soares Dias, um dos melhores árbitros portugueses da atualidade, decidiu dar por terminada a carreira, aos 45 anos de idade.


«Artur Soares Dias merece pertencer à linhagem de Joaquim Campos, António Garrido, Carlos Valente, Vítor Pereira ou Pedro Proença», destacou a imprensa, reconhecendo o legado do antigo árbitro internacional.

Ana Borges: protagonista da evolução do nosso futebol feminino


Em Ana Borges, jogadora de 34 anos e 179 vezes internacional A por Portugal, salienta-se a evolução do futebol feminino no nosso país, com presença em Mundiais e Europeus consecutivos.


«Quando Ana Borges, então jogadora dos espanhóis do Saragoça, foi internacional A pela primeira vez, em 2009, dificilmente sonharia com a evolução verificada. E ainda vamos a meio da montanha...», afirmou a imprensa, realçando o papel da jogadora na afirmação do futebol feminino português.

Tomás Araújo: o ano em que os sonhos se tornaram realidade


Para Tomás Araújo, 2024 foi um ano em que os seus sonhos se tornaram realidade. O jovem defesa-central, de apenas 22 anos, ganhou a titularidade no Benfica e estreou-se pela Seleção Nacional, sob o comando de Roberto Martínez.


«Espera-se que o jovem defesa-central cumpra um futuro brilhante», apontou a imprensa, após a afirmação de Tomás Araújo ao mais alto nível em 2024.

Barcelona procura sucessor para Lewandowski

  1. Robert Lewandowski tem 23 golos em 24 jogos esta época
  2. Erling Haaland é o grande desejo do Barcelona
  3. Viktor Gyokeres é outro avançado na mira do Barça
  4. O Sporting terá de torcer pelo insucesso do Manchester City

FC Porto aposta em poucos jogadores emprestados nesta temporada

  1. O FC Porto conta com apenas 4 jogadores emprestados nesta época
  2. Após uma mini revolução no plantel, com várias saídas definitivas, os dragões optaram por emprestar alguns atletas
  3. O caso mais mediático é o de Francisco Conceição, que apesar de estar assegurado pela Juventus, ainda está contratualmente ligado ao FC Porto
  4. Segundo o portal zerozero, o percurso dos jogadores emprestados tem sido positivo até ao momento

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época