Diogo Dalot: «O objetivo é sempre ganhar, em todas as competições»

  1. «O objetivo é sempre ganhar, em todas as competições»
  2. Diogo Dalot acredita que o FC Porto precisa de ganhar a Liga Europa para voltar à Liga dos Campeões
  3. Dalot promete «energia» e espera que Bruno Fernandes «seja muito útil num futuro próximo»
  4. Dalot tem «um grande respeito» pelo FC Porto e não sabe se vai festejar um golo contra o antigo clube

Momentos difíceis, mas «energia» para encarar o FC Porto


O Manchester United vem de três resultados negativos, o último dos quais a derrota caseira com o Tottenham. No entanto, Diogo Dalot garante que a equipa está com «energia» para encarar o jogo com o FC Porto na Liga Europa. «Infelizmente não foi o resultado e a prestação que queríamos, mas o bom do futebol é que, três dias depois, vem um novo jogo e uma nova oportunidade de mostrar coisas melhores. O jogo com o FC Porto é perfeito, porque é o próximo. Temos que encarar esse jogo como se fosse uma final, pois são pontos de que vamos precisar se quisermos passar à próxima fase, e queremos muito ganhar a competição», afirmou o internacional português.

«Temos de mudar o chip rapidamente»


Dalot explicou que, após um resultado negativo, é normal passar por um «processo de reflexão», mas que esse período não deve durar mais de 24 horas. «É quase como fechar o jogo. Até porque não temos muito tempo. Se continuarmos a viver aquilo que foi o resultado anterior e não colocarmos o foco no próximo jogo... são jogos diferentes, adversários diferentes, desafios diferentes. Temos de mudar o chip rapidamente para estar da melhor maneira possível, fisicamente e mentalmente», referiu.

Objetivos claros na Liga Europa


Quanto aos objetivos do Manchester United na Liga Europa, Dalot foi claro: «O objetivo é sempre ganhar, em todas as competições em que estejamos. É a exigência do clube, é o palmarés que exige, é isso que dá nome aos adeptos, que mantém este clube aceso. Queremos estar nas grandes competições. A Liga Europa é uma boa competição, mas não é, idealmente, onde o clube quer estar. Queremos jogar a Liga dos Campeões, e para estarmos mais perto sabemos que há uma passagem direta se ganharmos a Liga Europa. Se há essa oportunidade, temos de a agarrar com tudo. Estando na Liga Europa, temos de a ganhar, é a exigência mínima.»

«Consistência» é a chave


O que tem faltado à equipa para estabilizar, na opinião de Dalot, é «consistência», tanto nos resultados como nas exibições. «Vai sempre resumir-se ao que fazemos em campo, e quanto mais consistentes formos nos resultados, na atitude, em tudo o que engloba o jogo e leva ao sucesso, mais próximos vamos estar de ganhar. Sinto que agora há uma mudança, uma reestruturação dentro do clube, mas dentro desse processo vais ter de sofrer. É isso que temos feito, estamos todos na mesma página, e isso é o mais importante. É um trabalho diário.»

Bruno Fernandes: «Sabe que há altos e baixos»


Questionado sobre a possibilidade de Bruno Fernandes, expulso no último jogo com o Tottenham, também virar a página no encontro com o FC Porto, Dalot não tem dúvidas. «Não é por ser em Portugal, é por ser o próximo jogo. O Bruno vê as coisas como eu: somos jogadores que estamos constantemente à procura de melhorar, somos exigentes connosco. Ele não é diferente. Já mostrou que consegue estar a um nível altíssimo, sabe que há altos e baixos, mas consegue manter o equilíbrio e sabe que o momento vai chegar. A equipa precisa dele. Já mostrámos que somos uma equipa muito forte quando ele está bem. Momentos menos bons vão sempre existir, com ele e com outros jogadores. A questão é como nos levantamos, e ele já mostrou, no passado, que tem essa capacidade de voltar a estar positivo, pelo que não tenho dúvidas de que vai ser muito útil num futuro próximo.»

Respeito máximo pelo FC Porto


Dalot e Diogo Costa, amigos de longa data, vão estar em lados opostos do campo na próxima quinta-feira, no Dragão. O lateral do Manchester United não esconde o respeito que tem pelo FC Porto, clube que o formou, e não sabe se vai festejar um eventual golo. «É sempre a pergunta que toda a gente quer saber. O momento dirá. Tenho um grande respeito pelo clube, pelo que me proporcionou. Foi o clube que me fez chegar até aqui, por isso o que acontecer será sempre com o maior respeito possível pelos adeptos e pelo clube.»

Quanto a Diogo Costa, Dalot não tem dúvidas de que o guarda-redes do FC Porto «vai ser o melhor do mundo». «Como é lógico, no passado já terá sido referenciado não só aqui, como em diversos grandes clubes europeus, não tenho dúvidas que tem potencial para ser dos melhores guarda-redes do mundo. Mantenho a minha opinião: já é um dos melhores, mas vai certamente ser o melhor. O timing é ele que decide, tomará as suas decisões. Se ficar a carreira toda no FC Porto também será bom para mim, enquanto portista, mas tem mais do que capacidade para ser um dos melhores, como tem demonstrado.»

Aves SAD responde com raça e iguala o Arouca

  1. O Aves SAD não foi agressivo e competitivo na primeira parte
  2. Arouca controlou o jogo na primeira parte
  3. Aves SAD ajustou a pressão e ficou mais determinado na segunda parte
  4. Aves SAD criou muitas oportunidades na segunda parte mas não conseguiu a vitória