FC Porto e Super Dragões formalizam protocolo com normas estritas

  1. Protocolo já registado na Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD)
  2. ASD obrigada a ressarcir FC Porto e SAD de multas e indemnizações por comportamentos dos seus associados
  3. Adeptos da ASD têm 20% dos bilhetes dos jogos do FC Porto na condição de visitante ou finais
  4. Sócios da ASD têm acesso a bilhetes aos setores 8 e 9 do Estádio do Dragão ao preço de sócio do FC Porto

Protocolo vinculativo para a nova época


O FC Porto e a Associação Super Dragões (ASD) formalizaram um protocolo que estabelece um conjunto de regras a vigorar na presente temporada, com renovação anual. Este acordo, já registado na Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), não será escrutinado em Assembleia Geral do clube, dado que tal obrigaria a uma reunião magna para alterar os estatutos, ainda com a memória recente dos incidentes na AG Extraordinária de 13 de novembro de 2023 que deu origem à Operação Pretoriano.


O protocolo celebrado entre a SAD do FC Porto e a ASD visa regular diversos aspetos da relação entre as duas instituições, com consequências práticas para os adeptos organizados do clube.

Responsabilização por comportamentos


Uma das cláusulas-chave do documento obriga a ASD a «ressarcir o FC Porto ou a SAD de todos os montantes» (incluindo multas e indemnizações) que as duas instituições venham a ser «condenadas a pagar pelas instâncias, autoridades e/ou entidades reguladoras civis e/ou desportivas, nacionais ou internacionais, em resultado de quaisquer comportamentos imputados ou imputáveis a associados da ASD». Esta disposição era já conhecida das primeiras discussões sobre o protocolo, segundo apurou o nosso jornal.


«Este ponto já era conhecido das primeiras discussões sobre o protocolo negociado com André Villas-Boas», confirmou uma fonte próxima do processo.

Acesso a bilhetes para jogos


Em matéria de bilhética, a SAD do FC Porto compromete-se a conceder «individualmente aos filiados da ASD 20% dos títulos de ingresso para jogos a realizar pelo FC Porto ou pela FC Porto SAD na condição de visitante ou finalistas, em condições de acesso equivalentes às estabelecidas para sócios do FC Porto e em quantidade limitada à disponibilidade existente e a fixar para cada jogo».


Adicionalmente, «todos os elementos da ASD que sejam sócios poderão adquirir através da plataforma eletrónica gerida pela FC Porto SAD títulos de ingresso nominais e intransmissíveis para os setores 8 e 9 do Estádio do Dragão (ou outros setores que a FC Porto SAD vier a indicar), ao preço estabelecido para sócios do FC Porto para o mesmo setor, em quantidade limitada à disponibilidade existente para os referidos setores e a fixar para cada jogo», enquanto os não sócios têm acesso aos mesmos setores a um preço 20% acima do valor estabelecido para os sócios.

Apoio à deslocação de adeptos


A SAD do FC Porto «avaliará a comparticipação no transporte dos filiados da ASD» para as deslocações que sejam superiores a 100 quilómetros do Estádio do Dragão ou pavilhão, comprometendo-se também a «estabelecer contactos com os clubes e/ou SADs adversários e envidar esforços tendentes à obtenção de títulos de ingresso a um preço mais baixo relativamente ao preço estabelecido para o público em geral nos jogos a disputar pelo FC Porto ou pela FC Porto SAD na condição de visitante.»


Está ainda em análise a «comparticipação de coreografias, bem como da aquisição e produção de materiais que visem o apoio às equipas do FC Porto e da FC Porto SAD, em condições a determinar pelo FC Porto e pela FC Porto SAD.»

Kerem Akturkoglu reage a críticas de adepto do Galatasaray

  1. Kerem Akturkoglu reagiu a críticas de adepto do Galatasaray sobre o seu desempenho desde que deixou a Turquia
  2. Adepto do Galatasaray destacou a «capacidade do clube em somar tantos pontos na Europa e no campeonato» desde a saída de Akturkoglu
  3. Akturkoglu questionou «Que tipo de cultura crítica é essa que vem à sua mente mesmo quando o Galatasaray está no seu auge de sucesso?»
  4. Akturkoglu entrou aos 74 minutos no triunfo do Benfica sobre o Farense (1-3), na Taça de Portugal

Sporting visita Rio Ave, Benfica recebe Famalicão e FC Porto vai a Gil Vicente na 18.ª jornada

  1. Sporting visita Rio Ave, Benfica recebe Famalicão e FC Porto vai a Gil Vicente na 18.ª jornada
  2. Rio Ave ainda não perdeu em casa esta época, somando 4 vitórias e 4 empates
  3. Benfica chega motivado após conquista da Taça da Liga e qualificação para os quartos da Taça de Portugal

Tiago Teixeira reflete sobre saída inesperada do Sporting

  1. Tiago Teixeira deixou recentemente o Sporting após ter sido adjunto de João Pereira na breve passagem pela equipa principal
  2. Teixeira reconheceu não ter encontrado o melhor contexto, mas não se arrepende de ter aceitado o convite
  3. Teixeira apontou a falta de tempo para preparar os jogos, as lesões e alguma falta de sorte como fatores que dificultaram o trabalho da equipa técnica
  4. O ex-adjunto do Sporting considera que saiu com uma sensação de impotência por não conseguir fazer melhor, recusando a ideia de que a equipa técnica sentiu desconfiança por parte dos jogadores

Programa desportivo: jogos da Liga Revelação, Taça da Liga feminina e outras modalidades

  1. Liga Revelação - Principal competição de sub-23 dos clubes portugueses
  2. Benfica vs Gil Vicente (15h00, BTV) e Sporting vs Estoril (16h30, Canal 11)
  3. Taça da Liga feminina - SC Braga vs Damaiense (14h30, Canal 11) e Marítimo vs Benfica (11h00, Canal 11)
  4. Campeonato Nacional de Futsal - Caxinas vs Eléctrico (18h30) e Ferreira do Zêzere vs Torreense (20h00), ambos no Canal 11

Vitória de Guimarães e Daniel Sousa chegam a acordo para rescisão de contrato

  1. O Vitória de Guimarães e o treinador Daniel Sousa chegaram a um acordo para a rescisão do contrato
  2. O clube minhoto revelou em comunicado que a decisão foi tomada «de comum acordo»
  3. Daniel Sousa apenas realizou 3 jogos no Vitória de Guimarães: 2 empates no campeonato e 1 derrota na Taça de Portugal
  4. Luís Freire, de 40 anos, será o novo treinador do Vitória de Guimarães até 2026