O Observatório do Futebol (CIES) divulgou um estudo, esta segunda-feira, a dar conta dos melhores defesas-centrais, numa lista que não contempla os jogadores das designadas 'Big-Five' - as principais ligas europeias. Nesta classificação, o português Zé Pedro, do FC Porto, e Ousmane Diomande, do Sporting, integram o top10, ficando «às portas» do pódio.
O estudo do CIES vem reforçar a qualidade dos centrais portugueses, com dois jogadores do campeonato nacional a destacarem-se entre os melhores fora das principais ligas europeias. «Esta classificação vem reforçar a importância do campeonato português no panorama futebolístico europeu, com os clubes nacionais a conseguirem produzir jogadores de elevado nível, capazes de competir com os melhores do continente», afirmou um especialista.
Zé Pedro, a grande promessa do FC Porto
Zé Pedro, de 24 anos, é uma das grandes promessas do futebol português e tem sido uma das peças-chave da defesa do FC Porto nas últimas temporadas. O central formado no Dragão tem sido elogiado pela sua «solidez defensiva» e «capacidade de organização da linha recuada».
«O Zé Pedro é um dos grandes talentos do futebol português», referiu um treinador. «A sua presença no top-10 do CIES demonstra o seu elevado nível e a capacidade do nosso campeonato em formar grandes jogadores.»
Ousmane Diomande, a revelação do Sporting
Já Ousmane Diomande, de 22 anos, é um dos jovens talentos do Sporting. O defesa-central, que também pode atuar como lateral-esquerdo, tem sido uma das «revelações do campeonato português» e tem «despertado o interesse de vários clubes europeus».
«O Diomande é um jovem com um enorme potencial», afirmou um especialista. «A sua inclusão neste ranking mostra bem a qualidade dos jogadores formados em Portugal.»
FC Porto reforça com empréstimo de Tiago Djaló
Além de Zé Pedro e Diomande, o estudo do Observatório do Futebol também destaca outros nomes interessantes, como o do central holandês Sven Botman, do Lille, e o do espanhol Iñigo Martínez, do Athletic Bilbao.
Paralelamente, o FC Porto garantiu, no último dia do mercado, o empréstimo de Tiago Djaló, central português que chega proveniente da Juventus. Tiago Djaló, de 24 anos, é um defesa-central formado no Sporting que já representou o Milan e o Lille antes de se juntar à Juventus na última época.
Santos rejeita proposta por Jair Cunha
Por outro lado, o Santos, do Brasil, rejeitou as propostas do FC Porto pelo empréstimo do jovem central Jair Cunha, de apenas 19 anos. O clube brasileiro entende que a saída do jogador nesta fase poderia desencadear uma «onda de contestação», uma vez que Jair é «titular indiscutível da equipa» e está envolvido na luta pela subida à Série A.
Desta forma, o FC Porto optou por não prosseguir as negociações por Jair e fechou o reforço de Tiago Djaló, que chega por empréstimo da Juventus.