Primeira contratação do verão dos dragões
O FC Porto garantiu a contratação de Deniz Gul, um jovem avançado sueco de 20 anos que chega do Hammarby por 4,5 milhões de euros, mais 500 mil euros em objetivos. O jogador já chegou esta sexta-feira à cidade do Porto para realizar os exames médicos e assinar um contrato válido por 5 temporadas, até 2029.
Deniz Gul é o primeiro reforço dos dragões neste verão e uma aposta de futuro do scouting do clube. Ainda com um currículo curto devido à sua tenra idade, o avançado é visto como um jogador «à moda antiga, um número 9» segundo o seu compatriota Fredrik Soderstrom.
Surpresa pelo interesse do FC Porto
«É um jogador à moda antiga, um avançado número 9. É forte e corre muito. Tem cheiro de golo», afirmou Soderstrom, que admitiu alguma surpresa pelo interesse do FC Porto no jovem atacante. «Ele está a fazer um bom trabalho no Hammarby, tem potencial, mas não é titular absoluto e um clube como o FC Porto estar interessado e avançar para a compra surpreendeu um pouco.»
No entanto, Soderstrom acredita que o FC Porto fez uma análise cuidadosa do jogador antes de avançar para a contratação. «Tenho a certeza que analisaram bem o jogador durante bastante tempo para ver se é um jogador para o FC Porto», referiu, admitindo não saber se Gul já está «preparado para um clube tão grande».
Recusou seleção da Turquia
Deniz Gul, que tem ascendência turca mas nasceu e cresceu na Suécia, foi convidado a representar a seleção sub-21 da Turquia, mas recusou por se sentir totalmente sueco. Nos juniores do Hammarby, o jovem avançado fez 24 golos e chegou a ter um pé no Cagliari, mas recusou o convite porque tinha o sonho de chegar à equipa principal do clube sueco, algo que conseguiu.
Conselhos para brilhar no FC Porto
Agora, o sonho de Gul é brilhar no FC Porto. Para isso, Soderstrom deixa alguns conselhos ao jovem atacante: «Para jogar num clube como o FC Porto tem de deixar tudo dentro do campo, todos os dias, até nos treinos. Tem que saber ver e ouvir os jogadores mais velhos, como eles trabalham. A única coisa a fazer é mesmo isso: trabalhar ao máximo todos os dias, ser humilde e adaptar-se o mais rápido possível porque a paciência aí não é como na Suécia. Se não fazes o teu trabalho é difícil.»
Gul será o terceiro jogador sueco a representar o FC Porto, depois de Lars Eriksson e Fredrik Soderstrom. O antigo médio espera que o jovem avançado tenha mais sucesso do que os seus compatriotas: «É sempre bom que um sueco jogue pelo FC Porto, um dos maiores clubes da história. Espero que o Deniz faça mais jogos do que eu, fiz uns 40, não? Vamos ver se chega a esses números mais rápido do que eu ou não. Mas como é muito jovem deve conseguir passar esse registo.»
Com a chegada de Deniz Gul, o FC Porto reforça o seu ataque com um jovem promissor, que chega sem grandes pressões e com tempo para se adaptar à nova realidade. O objetivo é que o sueco possa evoluir e se tornar uma opção de futuro para os dragões.