James Rodríguez é a peça-chave da seleção colombiana na Copa América. Com 32 anos, o médio lidera os «Cafeteros» com a sua visão de jogo e capacidade de criar oportunidades para os companheiros.
De acordo com os dados do SofaScore, parceiro estatístico do Maisfutebol, James Rodríguez tem a média de classificação mais alta da prova, com 8.18, ultrapassando até mesmo o lendário Lionel Messi, com 7.65.
O chefe da construção ofensiva
Assumindo o elo entre a defesa e o ataque, James Rodríguez tem-se destacado na construção do jogo pela direita. O médio tem aproveitado também os cantos para servir as «torres» da seleção colombiana, como ficou demonstrado no golo decisivo ante o Uruguai, nas meias-finais.
O ponto alto da sua exibição aconteceu nos quartos de final, diante do Panamá (5-0), quando assinou duas assistências e um golo. Antes, na fase de grupos, conseguiu duas assistências ante o Paraguai (2-1), e outra diante da Costa Rica (3-0).
Regressar à glória
Com um golo e seis assistências nesta Copa América, James Rodríguez está a viver um momento de grande forma, que lembra o seu desempenho no Mundial de 2014, quando foi o melhor marcador da competição.
Após 28 jogos invictos, a Colômbia está de regresso à final da Copa América, 23 anos depois da última presença, em 2001, quando venceram o México por 1-0. Agora, os «Cafeteros» vão enfrentar a Argentina, campeã em título e campeã mundial.