Nuno Santos: «Vamos dar tudo para vencer o FC Porto na Supertaça»

  1. «Vamos querer ganhar a Supertaça, tal como queríamos ganhar a Taça de Portugal.»
  2. «Vir para o Sporting, na altura em que vim, foi o melhor passo para a minha carreira.»
  3. «Sem jogadores experientes como Coates, Adán e Neto, vamos todos ter de ser líderes.»
  4. «A Liga dos Campeões é um palco onde todos os jogadores gostam de jogar.»

Ambição de conquistar o primeiro troféu da época


Com a pré-época a aproximar-se, Nuno Santos, jogador do Sporting, já projeta a nova temporada e não esconde a ambição de conquistar o primeiro troféu da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto.

«Acredito que sim e espero que sim. Vamos querer ganhar, tal como queríamos ganhar na Taça de Portugal. Será um jogo diferente, numa época diferente, o primeiro jogo a sério e nós vamos dar tudo para tentar vencer o FC Porto», afirmou o extremo em entrevista ao jornal do clube.

«A transferência para o Sporting foi o melhor passo para a minha carreira»


Nuno Santos, de 29 anos, está prestes a iniciar a quinta época ao serviço dos leões e não tem dúvidas de que a transferência para Alvalade, em 2020/21, foi «o melhor passo» para a sua carreira. «Vir para o Sporting, na altura em que vim, foi o melhor passo para a minha carreira e continuo a estar muito feliz por estar aqui, tal como a minha família. Sempre sonhei em ter uma carreira assim, mas tive de correr muito atrás disso porque, apesar do talento, tive algumas lesões e momentos que não foram fáceis. Acreditei que podia chegar ao patamar em que estou hoje e chegar a um clube como o Sporting», confessou.

«Vamos todos ter de ser líderes» após saídas de jogadores experientes


Apesar das saídas de jogadores experientes como Sebastián Coates, Antonio Adán e Luís Neto, Nuno Santos acredita que os leões vão superar as adversidades e dar boa resposta em 2024/25. «Eram jogadores com muita experiência e que passavam muito isso ao grupo, aprendemos muito com eles, mas penso que a experiência também vem da vontade de querermos vencer e da irreverência. Sem eles, vamos todos ter de ser líderes e vamos dar a volta por cima. Temos de saber lidar com isso, o futebol é mesmo assim», disse.

«Quero dar o meu máximo na Liga dos Campeões»


O extremo leonino destacou ainda o regresso à Liga dos Campeões, afirmando que «é um palco onde todos os jogadores gostam de jogar e onde estão as melhores equipas do Mundo. Vamos dar o nosso máximo para fazermos uma boa prova», e não se precipitou a falar de objetivos: «Jogo a jogo, como tem vindo a ser, mas no Sporting queremos sempre vencer e ganhar títulos.»

Nuno Santos, que foi finalista do Prémio Puskás em 2023, comentou também a alcunha com que é tratado por Rúben Amorim: «Chamava-me cavalinho a mim e ao Matheus Nunes, mas, como o Matheus saiu, essa alcunha ficou só para mim. Confesso que até gosto dela e gosto que ele me chame assim.»

Quanto ao título de campeão nacional conquistado na última época, o jogador lembrou as dificuldades: «Foi um campeonato muito difícil, com jogos muito intensos e na reta final, acreditando no título, já estávamos ansiosos para que chegasse ao fim para vivermos tudo aquilo que vivemos.» E destacou o «bom ambiente» que existe no grupo como a «chave em qualquer grupo», explicando que «trabalha-se de forma mais tranquila durante a semana e nos jogos também acaba tudo por acontecer mais naturalmente».

Nuno Santos, que realizou a época mais bem sucedida em termos de números em 2023/24, com 16 assistências e seis golos em 50 jogos, confessou ainda que se sente «mais completo» a atuar na lateral esquerda, integrado no sistema base de Rúben Amorim. «Lateral? Quando era mais novo não queria, mas, na realidade, eu sou mais um lateral subido, como diz o mister. Muitas vezes também tenho de jogar a lateral baixo, mas já me vou habituando a essa posição e gosto. No sistema em que jogamos, sinto-me bem, gosto de jogar aí e esta posição fez de mim um jogador mais completo», considerou.

FC Porto conclui refinanciamento da dívida com empréstimo de 115 milhões

  1. FC Porto conclui refinanciamento da dívida com empréstimo de 115 milhões de euros a 25 anos e taxa de juro de 5,62%
  2. Atual administração do FC Porto considera este refinanciamento um 'passo histórico'
  3. João Rafael Koehler, que fez campanha para a presidência do FC Porto, criticou o modelo de refinanciamento
  4. Koehler afirma que a taxa de juro e prazo de 25 anos são 'semelhantes às anteriores' e 'insustentáveis'

Samu Aghehowa: o jovem avançado em destaque no arranque do FC Porto convocado para a seleção espanhola

  1. Samu Aghehowa, avançado em destaque no arranque de época do FC Porto, foi surpreendido com a sua primeira convocatória para a seleção principal de Espanha
  2. Samu Aghehowa, de 20 anos, foi chamado por Luis De La Fuente na passada sexta-feira
  3. A mãe de Samu Aghehowa emocionou-se com a notícia da convocatória, depois de muito sofrimento para proporcionar uma vida melhor aos filhos
  4. Samu Aghehowa destacou o seu percurso de superação, afirmando que valoriza muito cada conquista após momentos difíceis

Presidente da Confederação de Treinadores defende resolução da Liga sobre caso de João Pereira

  1. O presidente da Confederação de Treinadores de Portugal defende que a Liga deve resolver o caso de João Pereira
  2. João Pereira ainda não tem o grau IV/UEFA Pro exigido pelas regras da Liga Portuguesa de Futebol Profissional
  3. O Sporting vai apresentar um treinador de grau IV, mas o verdadeiro técnico é João Pereira
  4. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol vai apresentar queixa contra João Pereira

Benfica qualifica-se para os oitavos da Taça Challenge feminina

  1. Benfica qualifica-se para os oitavos da Taça Challenge feminina após 34 anos de ausência das competições europeias
  2. Vitória por 3-0 na 2ª mão dos 16 avos de final, com parciais de 25-19, 25-19 e 25-13
  3. Treinador Nelson Pinto: «Este resultado demonstra o bom trabalho que temos vindo a fazer e a evolução da equipa»
  4. Próxima eliminatória contra a equipa grega Atenas ASP Thetis

Holandeses encontram a "realidade do futebol português"

  1. O conceito de "groundhopping" - viajar por diferentes países para assistir a jogos de futebol - não é muito popular em Portugal, mas é bastante comum na Europa Ocidental
  2. Rutger de Vlieger, aos 23 anos, já visitou 16 países e assistiu a 426 jogos em 155 estádios diferentes
  3. Os dois jovens holandeses assistiram a 9 jogos em 9 estádios diferentes em Portugal, incluindo o Sporting-Manchester City e o SC Braga-Sporting