Colômbia chega à final da Copa América após vitória sobre o Uruguai
A seleção da Colômbia conseguiu uma histórica classificação para a final da Copa América, após vencer o Uruguai por 1-0, em Charlotte, Estados Unidos. Os cafeteros tiveram de jogar com menos um jogador durante a maior parte do encontro, depois da expulsão de Daniel Muñoz ainda na primeira parte.
O único golo do encontro foi marcado aos 39 minutos, num cabeceamento de Jefferson Lerma, após um pontapé de canto do antigo jogador do FC Porto James Rodríguez, que assim chegou à sexta assistência na competição, batendo o registo de Lionel Messi de há três anos. «GOLAZO LERMA, HERMANO GOLAZO LERMA!!!!», escreveu a seleção colombiana nas redes sociais, celebrando o golo decisivo.
Colômbia resiste à pressão do Uruguai
Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia conseguiu segurar a vantagem até ao final, resistindo às investidas do Uruguai, que tentou tudo para chegar à igualdade e ao desempate por penáltis. Luis Suárez chegou a acertar no poste e Giorgian de Arrascaeta obrigou Camilo Vargas a uma grande defesa.
No entanto, a Colômbia, orientada pelo argentino Néstor Lorenzo, conseguiu manter a vantagem e chega assim à final contra a Argentina, recordista de troféus ganhos, a par do agora eliminado Uruguai, com 15 títulos. Este foi o 28.º jogo consecutivo sem perder da seleção colombiana, batendo um recorde absoluto em Copas América. James Rodríguez, ex-FC Porto, foi o jogador com mais assistências na competição, com seis em cinco jogos, superando o registo de Lionel Messi.