Vitória convincente dos germânicos
A Alemanha entrou com o pé direito no Campeonato da Europa de 2024, ao vencer de forma categórica a Escócia por 4-0, num jogo realizado em solo alemão. Esta vitória dá esperança ao povo alemão de que o troféu de campeão europeu possa regressar a «casa». A equipa de Julian Nagelsmann apresentou-se com um misto de juventude e experiência, sem grandes dificuldades em levar a melhor sobre os escoceses.
Kroos brilha no meio-campo
A Alemanha entrou pressionante e não deu hipóteses à Escócia desde o primeiro minuto. Comandados pelo experiente Toni Kroos, que «tentou 102 passes e acertou 101», segundo as palavras do treinador alemão, a equipa da casa controlou o jogo de início ao fim. «Kroos tentou 102 passes e acertou 101», destacou Nagelsmann.
Os jovens Florian Wirtz e Jamal Musiala brilharam com as suas jogadas irreverentes, sendo que Wirtz se tornou «no jogador alemão mais jovem de sempre a marcar num Campeonato da Europa», enalteceu o técnico.
Alemanha impõe-se com facilidade
Na segunda parte, a Alemanha, já a vencer por 3-0 e com um jogador a mais em campo, abrandou o ritmo, mas ainda assim foi dominante e não permitiu que a Escócia ameaçasse a baliza de Manuel Neuer. Niclas Füllkrug, lançado por Nagelsmann, entrou «com fome de golo» e marcou o quarto golo da Alemanha.
Apesar da goleada sofrida, o resultado «podia ter sido ainda pior» não fosse a exibição do guarda-redes escocês Gunn, que «evitou males maiores», reconheceu o treinador da Escócia, Steve Clarke. «Gunn evitou males maiores, apesar da goleada», afirmou.