De acordo com as últimas informações do Record, a transferência de Otávio Ataíde do Famalicão para o FC Porto pode não acontecer. As negociações entre os dois clubes foram concluídas nas últimas 48 horas, mas existem obstáculos que estão a impedir o acordo final. O valor da transferência seria de dez milhões de euros pelos 80% do passe do jogador, podendo chegar a 12 milhões de euros se o Flamengo estivesse disposto a vender parte dos 30% que ainda possui.
No entanto, a Quantum Pacific, empresa que detém parte dos direitos económicos do jogador, acredita que o valor da transferência está abaixo da cláusula de rescisão de 15 milhões de euros de Otávio Ataíde. A empresa não sente a necessidade de vender o jogador por um valor inferior ao estabelecido na cláusula.
Este impasse tem causado frustração ao jogador, que já tinha comunicado à sua família a sua provável mudança para o FC Porto. Uma fonte próxima ao atleta revelou que Otávio está 'zangado' com a situação.
Com o fecho do mercado de transferências a aproximar-se, o FC Porto tem duas opções: chegar aos 15 milhões de euros exigidos pela Quantum Pacific ou encontrar uma alternativa para reforçar a sua equipa.
Durante as negociações, a SAD do FC Porto analisou nomes como Gabriel Pereira, Kostas Manolas e Çaglar Soyuncu, que acabou por ser contratado pelo Fenerbahce.