Treinadores debatem melhorias no futebol português no V Fórum de Treinadores da Liga

  1. O V Fórum de Treinadores da Liga será realizado presencialmente no Porto.
  2. Os treinadores discutirão os desafios pós-2024 e o aumento do tempo útil de jogo.
  3. Será avaliado o impacto dos novos modelos competitivos da UEFA nas calendarizações nacionais.
  4. O objetivo é potenciar a competitividade do campeonato português e dos clubes em relação aos grandes países europeus.
  5. Os treinadores darão sugestões para tornar os jogos mais dinâmicos e atrativos.
  6. Domingos Paciência, presidente da Direção Técnica da Liga, destaca a importância do fórum para a melhoria do futebol português.
  7. O fórum contará com a presença de convidados especiais, como a APAF, o Sindicato dos Jogadores e a Comissão Técnica da Federação.
  8. A Direção Técnica da Liga foi criada em dezembro de 2021 para apresentar sugestões e soluções para o desenvolvimento do futebol profissional.
  9. O coordenador da direção, Domingos Paciência, está entusiasmado em fazer parte desse projeto.
  10. O fórum é uma oportunidade para os treinadores compartilharem conhecimentos e moldarem o futuro do futebol em Portugal.

Na terça-feira, dia 18 de janeiro, será realizado o V Fórum de Treinadores da Liga, no edifício da Alfândega, no Porto. Este evento será especial, pois marca o primeiro encontro presencial, ao contrário das quatro edições anteriores que foram realizadas online devido às restrições da Covid-19.

Nesta edição, os treinadores das equipas da Liga e Liga 2 discutirão dois temas importantes: os desafios pós-2024 e o aumento do tempo útil de jogo.

Um dos pontos a serem avaliados é o impacto dos novos modelos competitivos da UEFA nas calendarizações nacionais, incluindo o aumento do número de jogos na Liga dos Campeões. O objetivo é encontrar formas de aproveitar as oportunidades criadas por esses modelos, equilibrando a sustentabilidade financeira do futebol com a sobrecarga de jogos para os atletas. Além disso, será discutido como potenciar a competitividade do campeonato português e dos clubes em relação aos grandes países europeus.

Outro tema importante é o aumento do tempo útil de jogo. Os treinadores serão convidados a dar sugestões para tornar os jogos mais dinâmicos e atrativos, aproximando-se do padrão das principais ligas europeias e da Liga dos Campeões. Essa medida visa cativar mais público, internacionalizar o campeonato português e nivelar o ritmo competitivo das equipas portuguesas em competições europeias.

Domingos Paciência, presidente da Direção Técnica da Liga, expressou o seu entusiasmo com a participação de todos os treinadores no fórum. Ele destacou a importância deste evento como um momento de união e agregação para melhorar o futebol português: 'Os treinadores estão entre os que, na primeira linha, visam a melhoria do futebol português'.

O fórum também contará com a presença de convidados especiais, como a APAF, o Sindicato dos Jogadores e a Comissão Técnica da Federação. Essa combinação de vozes e contribuições de diferentes setores busca buscar soluções e aprimorar o futebol profissional em Portugal.

O V Fórum de Treinadores da Liga é parte do trabalho da Direção Técnica da Liga, criada em dezembro de 2021 com o objetivo de apresentar sugestões e soluções para o desenvolvimento do futebol profissional. O coordenador da direção, Domingos Paciência, ressaltou a importância de unificar todos os envolvidos no futebol e seu entusiasmo em fazer parte desse projeto: 'Fui desafiado para um projeto motivador, desafiante e recompensador. Congregando vontades e contributos, sinto-me motivado por, como treinador, estar a ajudar a atingir esse objetivo'.

O V Fórum de Treinadores da Liga é um passo importante para fortalecer o futebol português e promover melhorias tanto na competitividade dos clubes como na experiência dos fãs. É uma oportunidade valiosa para os treinadores partilharem conhecimentos e sugestões para moldar o futuro do futebol em Portugal.

SC Braga consolida posição como grande clube português

  1. SC Braga é um clube grande do futebol português
  2. Simon Banza foi o melhor marcador do SC Braga na última temporada com 23 golos em 41 jogos
  3. SC Braga tem recebido propostas por Simon Banza mas ainda não houve nenhuma que satisfizesse os interesses do clube e do jogador
  4. Plantel do SC Braga está praticamente fechado com poucos reforços adicionais esperados
  5. Clube apostou em oito contratações, sendo que a maioria tem até 22 anos de idade

Jota Silva desperta interesse do Panathinaikos

  1. Cláusula de rescisão de Jota Silva é de 20 milhões de euros
  2. Valor de mercado de Jota Silva é de 12 milhões de euros
  3. Jota Silva fez 15 golos e 7 assistências em 42 jogos na última época
  4. Jota Silva tem duas internacionalizações por Portugal

Gonçalo Inácio junta-se aos treinos do Sporting em Lagos

  1. Gonçalo Inácio, central de 22 anos, juntou-se ao plantel do Sporting em Lagos
  2. O grupo de trabalho dos leões no Algarve aumenta para 32 jogadores
  3. Rúben Amorim conta com Gonçalo Inácio para preparar a Supertaça frente ao FC Porto
  4. Gonçalo Inácio, formado no Sporting, tem sido uma referência da equipa

Confrontos entre adeptos do Vitória de Guimarães e Rayo Vallecano antes de jogo de apresentação

  1. Incidente ocorreu durante a apresentação do plantel do Vitória aos seus adeptos
  2. Adeptos do Rayo Vallecano - cerca de 100 na bancada norte - já tinham estado em Braga na quinta-feira
  3. Intervenção da PSP foi necessária para pôr fim aos confrontos, sem qualquer detenção
  4. Apresentação do plantel do Vitória decorreu como previsto, com Rui Borges, Bruno Varela e Jota Silva os mais aplaudidos