O FC Porto atravessa um dos piores momentos recentes da sua história, com uma sequência de nove jogos em 2025 rendendo apenas uma vitória, diante do Maccabi Telavive, e nenhum triunfo no campeonato.
A exibição insípida da equipa no empate caseiro com a Roma foi um retrocesso no processo evolutivo da equipa comandada por Martín Anselmi. O treinador conseguiu elevar os índices de confiança dos jogadores e apresentar melhorias nos jogos anteriores, mas o desempenho contra os italianos, principalmente no primeiro tempo, foi um autêntico passo atrás, nas palavras do técnico.
Perante este cenário negativo, o FC Porto tem agora uma semana decisiva pela frente. Primeiro, visita o Farense, uma equipa desesperada por pontos para fugir da zona de despromoção. Depois, segue para Roma, para o jogo da segunda mão do play-off da Liga Europa, onde precisa de uma vitória para continuar na competição europeia.
Estas duas partidas podem ditar muito do futuro do FC Porto na temporada em curso. Ainda há esperança matemática de chegar ao título, mas o FC Porto está a nove pontos do líder Sporting. Portanto, como afirmou Martín Anselmi, é proibido perder pontos no Algarve. Já o empate 1-1 com a Roma parece pender para os italianos, que agora no seu reduto procurarão deixar pelo caminho um dragão irreconhecível.
O FC Porto joga o que resta da temporada num curto espaço de cinco dias. É o tudo ou nada para a equipa de Martín Anselmi.