Farense demite treinador José Mota após seis derrotas consecutivas

  1. Farense demitiu treinador José Mota após seis derrotas consecutivas
  2. Farense é a única equipa da Liga que ainda não venceu qualquer jogo
  3. Apenas 3 equipas em 10 que começaram o campeonato com 6 derrotas seguidas conseguiram a manutenção
  4. Este é o pior arranque de sempre do Farense na Primeira Liga

O Farense anunciou a saída do treinador José Mota, depois de uma sequência de seis derrotas consecutivas a abrir a temporada 2022/23 da Primeira Liga. A confirmação oficial da demissão do técnico deverá acontecer nas próximas horas, segundo apurou o Maisfutebol.

José Mota, de 60 anos, não resistiu aos maus resultados da sua equipa, que é a única que ainda não somou qualquer ponto no campeonato. O Farense é, de facto, o único clube da Liga que ainda não venceu qualquer jogo, somando seis derrotas em seis jornadas.

Saída confirmada


«A notícia, avançada pelo Record, também já foi confirmada pelo Maisfutebol. Apesar de ainda não ser oficial, a saída de José Mota já é certa e terá ficado acertada já durante a madrugada desta segunda-feira», pode ler-se.

Na conferência de imprensa após a derrota frente ao Arouca (1-0), no último domingo, José Mota foi questionado sobre a sua continuidade no Farense, tendo na altura descartado a possibilidade de sair, garantindo que sentia ter condições para continuar. No entanto, as coisas mudaram rapidamente e o treinador acabou por ser demitido.

Pior início de sempre


O Farense é a única equipa da Primeira Liga que ainda não pontuou e é, também, a que tem o pior ataque, com apenas dois golos marcados, e a pior defesa, com 13 golos sofridos. Este é o pior arranque de sempre dos Leões de Faro no principal escalão do futebol português.

Agora, a direção do clube algarvio está a trabalhar na contratação de um novo treinador, com os nomes de Tozé Marreco e Vasco Seabra a serem apontados como possíveis substitutos de José Mota. No entanto, terão de se despachar na decisão, uma vez que o Estrela da Amadora também rescindiu contrato com Filipe Martins e tem esses dois treinadores referenciados.

Desafio para evitar descida


O início de época do Farense é, de facto, histórico, mas pela negativa. Segundo um levantamento do Playmaker Stats, o clube algarvio iguala um registo de 10 equipas que começaram o campeonato com seis derrotas consecutivas, sendo que apenas três desses casos tiveram um final feliz, com a manutenção na Primeira Liga.

«Entre 1938 e 1944, Casa Pia, Vitória FC e Académica começaram o campeonato com seis derrotas seguidas e conseguiram a manutenção no primeiro escalão, mas ressalva-se que, neste período, apenas descia uma equipa. Desde então, não houve mais finais felizes, com a UD Oliveirense, Feirense, Olhanense e Torreense a descerem de divisão após perderem os seis primeiros jogos.»

Mais recentemente, na segunda década do século XXI, a Académica, o Marítimo e o Paços de Ferreira também iniciaram a época com seis derrotas consecutivas, o que significa que o Farense tem pela frente um enorme desafio para evitar a descida de divisão.

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa

Otamendi regressa de viagem à Argentina e treina no Seixal

  1. Nicolás Otamendi, capitão do Benfica, treinou-se no centro de treinos do Seixal
  2. Otamendi esteve na Argentina para celebrar o 15.º aniversário da sua filha
  3. Bruno Lage revelou que Otamendi deveria estar a aterrar em Madrid naquele momento
  4. Lage não revelou se Otamendi será substituído por António Silva no jogo com o Estoril

Mathieu e Fernandes, uma dupla letal nos livres diretos

  1. Fernandes e Mathieu marcaram 10 golos de livre direto juntos no Sporting
  2. Mathieu era um dos melhores batedores de livres com quem Fernandes jogou
  3. Mathieu não tinha rotina para bater livres, era tudo talento
  4. Mathieu dizia a Fernandes 'tanto me faz' quando este lhe perguntava se estava confiante