Farense em risco de perder duas estrelas
O Farense enfrenta um desafio difícil na tentativa de segurar duas das suas principais figuras para a próxima temporada. O presidente do clube, João Rodrigues, revelou que o extremo argelino Belloumi e o guarda-redes Ricardo Velho têm despertado o interesse de vários clubes, com propostas milionárias a chegarem ao emblema algarvio.
«Vai ser difícil [segurar os dois jogadores], porque não há só uma ou duas situações, há várias situações. Se fosse uma ou duas situações ainda se poderia dizer que as negociações poderiam não ter sucesso, mas já houve propostas firmes, na casa dos milhões», afirmou João Rodrigues.
Interesse estrangeiro
O presidente do Farense revelou que as propostas têm chegado de clubes estrangeiros, com a maioria dos interessados a virem de ligas como a Alemanha, Bélgica, Holanda, Turquia, França, Espanha e Inglaterra. Já em relação a clubes portugueses, João Rodrigues confirmou apenas «sondagens», sem nada de concreto formalizado.
«Temos de ver qual será a melhor forma de fazer isto para todos, incluindo, e principalmente, os jogadores, mas também para a instituição. Nesta altura, nada está fechado, mas as coisas podem evoluir muito rapidamente», admitiu o dirigente.
Cláusulas milionárias
Belloumi, extremo argelino que se destacou na última temporada, tem uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros, o que torna o seu cenário de saída ainda mais provável. «Tem metade da europa atrás dele. Há clubes da Alemanha, Bélgica, Holanda, Turquia, França, Espanha e Inglaterra», revelou João Rodrigues.
Já o guarda-redes Ricardo Velho, eleito o melhor da I Liga pelos capitães e treinadores, está blindado por uma cláusula de 10 milhões de euros, mas mesmo assim tem despertado o interesse de emblemas estrangeiros, nomeadamente de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália.
Recorde de transferência em risco
A saída de Belloumi e Ricardo Velho seria um duro golpe para o Farense, que se prepara para bater o seu recorde de transferência, os 700 mil euros da venda de Ryan Gauld para o Vancouver Whitecaps. João Rodrigues admitiu que o clube algarvio terá de encontrar a «melhor forma» de lidar com esta situação, de modo a satisfazer os interesses dos jogadores, mas também os do próprio clube.
Dívida e reestruturação
Além das dificuldades em segurar os seus principais ativos, o Farense enfrenta também outros desafios no plano financeiro. O presidente João Rodrigues revelou que o clube submeteu um pedido de Processo Especial para Acordo de Pagamento (PEAP), num valor aproximado de sete milhões de euros, junto das instâncias judiciais, aguardando uma decisão «a qualquer momento».
«Temos pagado religiosamente as dívidas ao Fisco e à Segurança Social e já as reduzimos de 12 milhões de euros para 500 mil euros», destacou João Rodrigues.