O avançado espanhol Toni Martínez está de saída do FC Porto, com o clube português a chegar a um acordo com o Alavés para a sua transferência. Após quatro temporadas no Dragão, o jogador de 27 anos regressa a Espanha, desta vez para representar os bascos.
De acordo com os termos do negócio, o Alavés pagará 2 milhões de euros por 55% do passe de Martínez, com a possibilidade de encaixar mais 500 mil euros por temporada mediante o cumprimento de objetivos. O FC Porto manterá 45% do passe do jogador.
Saída inevitável após quatro anos sem ser titular indiscutível
Apesar de ter somado 140 jogos e 32 golos durante a sua passagem pelo FC Porto, Toni Martínez nunca se afirmou como titular indiscutível da equipa. «É natural que, depois de quatro anos em que não tenha sido muito utilizado, que queira fazer um contrato que lhe possa dar outra realidade, tanto em termos financeiros como em termos pessoais», explicou o treinador interino Vítor Bruno.
A vontade do avançado em procurar novos desafios foi fundamental para este desfecho. «Senti que essa era a vontade do Toni, que era um momento importante para ele», acrescentou Vítor Bruno, confirmando que Martínez não foi convocado para o último jogo com o Rio Ave devido à iminência da sua saída.
Novo capítulo em Espanha com o Alavés
Após cinco anos desde a sua última passagem por Espanha, quando representou o Lugo em 2018/19, Toni Martínez regressa ao país natal com a oportunidade de se afirmar como figura principal no Alavés. No clube basco, o jogador espera ganhar mais minutos e protagonismo, algo que lhe faltou durante a sua estadia no FC Porto.
Com esta transferência, o FC Porto encaixa 2 milhões de euros pela venda de 55% do passe de Martínez, mantendo ainda 45% do seu passe. Adicionalmente, os dragões poderão receber até 500 mil euros por temporada mediante o cumprimento de objetivos do avançado no Alavés.