O Famalicão é a equipa da Liga Portuguesa que acumula mais cartões amarelos e vermelhos ao longo das 22 jornadas já disputadas na Liga 2023/24. Com um total de 82 cartões, incluindo 74 amarelos, cinco vermelhos e três duplos amarelos, a equipa famalicense lidera o ranking disciplinar. Chaves e Rio Ave seguem de perto com 78 e 76 cartões amarelos, respetivamente, enquanto o FC Porto também se destaca com 76 cartões.
Zaydou Youssouf é o jogador mais castigado do Famalicão, recebendo oito cartões amarelos, seguido por Chiquinho com sete e Gustavo Assunção com seis cartões. Este padrão contraria a ideia comum de que os defesas são os mais punidos em campo.
Destaque na Liga Europeia
Apesar da liderança em cartões na Liga Portuguesa, os jogadores do Famalicão não são os mais castigados nesta edição do campeonato. Sebastián Pérez do Boavista, com 11 cartões, Matheus Pereira do Vizela e Dener do Portimonense, ambos com 10 cartões, são os jogadores mais penalizados até o momento.
SAD do Famalicão com lucro recorde
A SAD do Famalicão alcançou um resultado líquido positivo de 9,3 milhões de euros no primeiro semestre desta época. As vendas de Penetra para o AZ Alkmaar por 4,2 milhões e de Iván Jaime para o FC Porto por dez milhões contribuíram significativamente para este resultado histórico. O clube tem sido reconhecido como uma SAD vendedora, acumulando um total de 61,2 milhões de euros em transações desde o seu regresso à I Liga em 2019/20.
O sucesso financeiro do Famalicão promete continuar, com potenciais vendas de jogadores como Luiz Júnior, Riccieli, Moura e Zaydou Youssouf no próximo verão. Estes jogadores estão na mira de clubes interessados em reforçar os seus planteis para a próxima temporada.