Durante o jogo entre o Estoril e o Nacional, disputado no sábado no Estádio da Madeira, o lateral direito do Estoril, Wagner Pina, terá sido alvo de alegados insultos racistas vindos da bancada.
Apesar de ter jogado os 90 minutos, o jogador cabo-verdiano ficou, segundo apurou o jornal Record, «emocionalmente devastado com as palavras discriminatórias que ouviu».
O Estoril denunciou publicamente estes alegados incidentes, com o treinador Ian Cathro a fazê-lo logo após o final da partida. Posteriormente, o clube publicou um comunicado a «condenar veementemente estes alegados atos de racismo».
Por sua vez, o Nacional também reagiu ao caso, sublinhando a «"surpresa e repúdio por estas afirmações que colocam em causa o bom nome e os valores desta instituição centenária"». A equipa da Madeira garantiu que irá «colaborar com as autoridades competentes para esclarecer o sucedido».
Este episódio surge numa altura em que o combate ao racismo no futebol português tem sido uma das principais prioridades, com várias campanhas e iniciativas a serem desenvolvidas nesse sentido.