FIFA pondera expandir Mundial 2030 para 64 seleções

  1. Presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou a sugestão como 'interessante'
  2. Mundial 2030 será realizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos
  3. Atual Mundial conta com 32 seleções, mas a edição de 2026 terá 48 equipas
  4. Proposta de expansão para 64 seleções ainda precisa de ser aprovada pela FIFA

A ideia de expandir o Mundial de 2030 para 64 seleções, em vez dos 48 habituais, foi levantada espontaneamente por um membro do Conselho da FIFA durante a última reunião do organismo, a 5 de março. De acordo com a agência Reuters, a proposta veio de Ignacio Alonso, presidente da federação de futebol do Uruguai.

O Mundial de 2030 será realizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos, sendo que os três países já têm vagas garantidas na fase final da competição. Essa edição do torneio visa comemorar a primeira edição do Mundial, realizada em 1930 no Uruguai.

Segundo o jornal New York Times, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou a sugestão de Alonso como "interessante". Atualmente, a fase final dos Mundiais conta com 32 seleções, mas a edição de 2026, a ser organizada por Estados Unidos, Canadá e México, será a primeira a ter 48 equipas.

A expansão do número de participantes no Mundial de 2030 permitiria homenagear os 100 anos da competição e poderia dar a oportunidade a mais seleções de participarem na fase final. No entanto, a proposta ainda precisa de ser analisada e aprovada pela FIFA.

Sporting CP recusa proposta milionária por Gonçalo Inácio

  1. Sporting CP rejeitou abordagem do Al Ittihad por Gonçalo Inácio.
  2. Clube saudita ofereceu 40 milhões de euros mais bónus.
  3. Gonçalo Inácio tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
  4. Rúben Amorim não quer perder o jogador nesta fase da temporada.