O futuro de Jota Silva, extremo do Vitória de Guimarães, continua a ser um tema quente no mercado de transferências. De acordo com as informações avançadas, o jogador está perto de deixar o clube minhoto, com vários clubes interessados na sua contratação.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista em temas relacionados com o mercado de transferências, o Nottingham Forest encontra-se a fechar os últimos detalhes para concretizar a contratação do internacional português. As negociações entre os vimaranenses e os ingleses - liderados pelo português Nuno Espírito Santo - estão já na fase final, pelo que faltará apenas acertar alguns pormenores.
Oferta milionária do Krasnodar
Recorde-se que Jota Silva chegou ao Vitória SC em 2022/23, após se ter destacado no Casa Pia, tendo apontado 15 golos e sete assistências em 42 jogos realizados na última temporada. O seu bom desempenho não passou despercebido, com vários clubes a mostrarem interesse no seu serviços.
Além do Nottingham Forest, o Krasnodar, da Rússia, também apresentou uma proposta pelo jogador, sendo mesmo a mais alta de todas, rondando os 11 milhões de euros. No entanto, apesar da oferta mais vantajosa a nível financeiro, Jota Silva dá preferência à possibilidade de ingressar na Premier League, campeonato doméstico de referência a nível mundial.
Preferência pela Premier League
A Premier League é a melhor do mundo, mas vir ao Estádio da Luz..., disse o jogador em declarações anteriores, deixando claro o seu desejo de jogar no principal campeonato inglês.
Ainda assim, o Vitória de Guimarães pretende rentabilizar ao máximo financeiramente o seu principal ativo. Com apenas mais um ano de contrato, o futuro de Jota Silva muito dificilmente vai passar por Guimarães para lá deste defeso. Os minhotos têm metade do passe do avançado, com a restante percentagem a ser dividida por Casa Pia (30 por cento) e os seus representantes (20 por cento).
Outros clubes interessados
Segundo o Jornal Record e o zerozero, além do Nottingham Forest e do Krasnodar, o Panathinaikos, da Grécia, também apresentou uma proposta, mas esta não agradou nem a Jota Silva nem ao Vitória de Guimarães. Os russos mantêm-se na corrida, mas os ingleses liderados por Nuno Espírito Santo parecem ter vantagem, dado reunirem a preferência do jogador.
Até ao momento, nada está fechado, mas a certeza instala-se no D. Afonso Henriques: a despedida de um dos elementos mais acarinhados do plantel está próxima. Caso algum destes dossiês chegue a bom porto, o avançado pode até já nem ir a jogo com o Floriana, na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência.